Por marlos.mendes

Rio - A Prefeitura do Rio adiou, por mais uma vez, as mudanças no trânsito e transporte do Centro. O motivo é a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na cidade. A nova data, dia 15 de novembro (sábado), prevê também mais interdições na Avenida Rio Branco e, com a medida, que será implantada no trecho entre a Presidente Vargas e Visconde de Inhaúma, parte das linhas dos ônibus será desviada para a Avenida Presidente Antônio Carlos e Rua Primeiro de Março, no Castelo. Já no sentido oposto, será interditada a faixa central, que atualmente é reservada para táxis, tendo mantidas apenas as duas faixas destinadas aos ônibus, que terão acesso exclusivo ao local.

Ao todo 89 linhas de ônibus, sendo 62 intermunicipais e 27 municipais, sofrerão alteração no itinerário a partir da data para as obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) que será implantado na Rio Branco. De acordo com o prefeito Eduardo Paes, o momento mais crítico será a partir do dia 29 deste mês, quando três faixas da Rio Branco ficarão fechadas no sentido Candelária, entre as avenidas Presidente Vargas e Beira Mar, tornando a via em sentido único para o Aterro.

Confira as mudanças abaixo:

Linhas municipais

Linhas executivas com ponto final no Terminal Menezes Cortes e na Av. Nilo Peçanha não terão alteração no itinerário de chegada ao centro da cidade. A saída, no entanto, deixará de ser pela Rua 1º de Março e passará à Rua da Assembleia e o BRS Carioca, seguindo pela Praça da República, por onde farão o acesso à Av. Presidente Vargas.

As linhas convencionais que atualmente utilizam o terminal na Av. Chile e a linha executiva 2310, com destino a Bangu, passam a terminar a viagem na pista lateral da Av. Presidente Vargas, sentido Praça da Bandeira, entre a Av. Rio Branco e Rua dos Andradas. As executivas com destino à Santa Cruz e Campo Grande (2303, 2304, 2307, 2308, 2309 e 2331) permanecerão na Av. Chile e não terão o trajeto alterado.

Novas mudanças para a Avenida Branco, inclusive para o trecho sentido Aterro, acontecem a partir do dia 15José Pedro Monteiro / Agência O Dia

Linhas Intermunicipais

As linha intermunicipais do terminal Menezes Cortes não terão o trajeto de chegada alterado e passam a sair da cidade pela Av. Mem de Sá. As que seguem para Petrópolis, Teresópolis e Rio Bonito acessarão a Av. Presidente Vargas pela Rua de Santana. As linhas que trafegam pelo Binário do Porto passam a ter acesso à via, seguindo pela Praça da República/Túnel João Ricardo. As linhas 1906B e 1907B com destino à Paracambi e Japeri, respectivamente, terão parada terminal transferida para a pista lateral da Av. Presidente Vargas (ver tabela).

Na Av. Luis de Vasconcelos, será mantido o ponto final as linhas com destino à Duque de Caxias, com exceção da linha 2111C, que será remanejada para a Av. Presidente Vargas. Na Av. Augusto Severo, os passageiros continuam encontrando as linhas 521D e 565D. As demais serão transferidas para os pontos das ruas Acre e Camerino e para a pista lateral da Vargas.

Os ônibus que param atualmente na Av. Rio Branco, entre a Presidente Vargas e a Rua Visconde de Inhaúma terão o ponto final transferido para a Rua Visconde de Inhaúma, entre as ruas da Candelária e da Quitanda.

Para orientar a população, serão distribuídos 450 mil folhetos em pontos de ônibus e dentro dos coletivos, além da sinalização. A divulgação das mudanças também será feita através de agentes educativos em pontos estratégicos para auxiliar os passageiros.




Você pode gostar