Rio - Quem nunca enfrentou a mais um tempinho na fila, porque foi necessário procurar o bilhete eletrônico do transporte dentro da bolsa ou mochila? Problemas como este podem ficar no passado: A empresa Ponto Certo lança um relógio de pulso, chamado Watch2pay, que contém o mesmo chip dos cartões de bilhetes tarifários e podem pagar as viagens em ônibus urbanos, recarregar e consultar saldo apenas ao encostá-lo no terminal autoatendimento.

O acessório já está em teste em São Paulo, Recife e Ribeirão Preto, onde estão instalados guichês eletrônicos. Para o Rio, o fabricante trouxe a novidade para a 10ª FetransRio, realizada na semana passada, no Riocentro, onde demostrou o uso do aparelho no estande da Ponto Certo.
Pelo mundo, a invenção, que é uma criação austríaca, está presente em países como Turquia, Inglaterra, Rússia e Polônia, onde além de pagar as passagens, também permite compras no comércio tradicional.

"A tecnologia do relógio permitirá que os usuários de transporte público utilizem de forma simples, rápida e segura. Basta encostar o dispositivo no leitor e a operação será efetuada”, destaca Nelson Martins, presidente da Rede Ponto Certo.