Por marlos.mendes
Rio - Pela primeira vez, um mesmo país teve três cidades premiadas no prêmio Sustainable Transport Award (STA), realizado pelo Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP, da sigla em inglês para Institute for Transportation and Development Policy), em parceria com o Comitê Diretor do Sustainable Transport Award (STA). Em duas das campeãs, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, a implantação do BRT (Bus Rapid Transit) teria sido essencial para a conquista tripla.

A premiação, que ocorreu nos Estados Unidos, é realizada anualmente, desde 2005, e é concedida a uma cidade com iniciativas que melhorem a mobilidade de pedestres, ciclistas e usuários do transporte público, desde que reduzam a emissão de gases do efeito estufa durante um ano. "Estamos vivendo uma crise de mobilidade, e o prêmio reconhece as cidades que tiveram coragem política para tentar mudar esse quadro no último ano. Isso não quer dizer que Rio de Janeiro, Belo Horizonte e São Paulo são modelos de cidade. Elas ainda tem muito o que progredir, mas esse resultado nos mostra que no Brasil fizemos mais progressos do que muitas outras cidades do mundo que enfrentam desafios parecidos com os nossos", explica Clarisse Linke, diretora executiva do ITDP no Brasil.

Transcarioca obteve a conquista para a cidade do RioPaulo Araújo / Agência O Dia

Reconhecido com selo ouro também pelo ITDP, o BRT Transcarioca foi o grande trunfo do Rio de Janeiro para integrar a lista de premiados. Enquanto, Belo Horizonte conseguiu a colocação por implantar dois novos corredores rápidos de ônibus, do tipo BRT: Move Cristiano Machado e Move Antônio Carlos. Além disso, a capital mineira foi reconhecida por transformar o centro em um ambiente amigável para o pedestre, ao fechar ruas ao trânsito de veículo e implementar 27 quilômetros de infraestrutura cicloviária. Já São Paulo cativou os jurados pela expansão de ciclovias pelo município e por estratégias que priorizaram o transporte público, como criação de 320 quilômetros de vias exclusivas para ônibus, que permitiu aumento da velocidade média dos veículos em 21%, e aprovação do Plano Diretor, onde ficou determinada a eliminação de número mínimo de vagas de estacionamento para novos empreendimentos, o que faz de São Paulo a primeira megalópole a adotar essa medida em toda a sua extensão.

Nas edições passadas, outras localidades do mundo foram premiadas. São elas: Buenos Aires (2014), Cidade do México, México (2013); Medellin na Colômbia e San Francisco nos EUA (2012); Guangzhou na China (2011); Ahmedabad na Índia (2010); New York nos Estados Unidos (2009); Londres no Reino Unido (2008); Paris na França (2008); Guayaquil no Equador (2007); Seoul na Coreia do Sul (2006), e Bogotá na Colômbia (2005).