Por claudio.souza

Rio - A prefeitura divulgou nesta segunda-feira o cronograma da primeira e maior fase da racionalização das linhas de ônibus da Zona Sul. Em resolução publicada no Diário Oficial do Município, a Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) estabeleceu que 28 linhas serão eliminadas, 21 ficarão mais curtas e cinco novas vão ser criadas entre os dias 3 de outubro e 12 de dezembro. O plano integral vai reduzir, de forma gradativa, até março de 2016, 35% da frota que atende a região.

A Linha 121 (Copacabana-Central) será eliminada na primeira fase%2C entre outubro e novembro. Ela será substituída pela Linha Troncal 1João Laet / Agência O Dia

Segundo a SMTR, as medidas aumentarão a eficiência do sistema, diminuindo os engarrafamentos. Estima-se que só nos corredores BRS, exclusivos para ônibus, o desempenho do tráfego deve melhorar 30%. Ao todo, 70% das linhas que trafegam pela Zona Sul serão aglutinadas.

Em 3 de outubro, serão extintas as linhas 314, 332, 501, 502, 318, 177, 360, 504, 535, 120, 121, 122, 125, 129, 305, 405, 411, 454, 458, 480, 481 e 505. Serão criadas, no mesmo dia, as linhas integradas 1 (Alvorada/Rio Sul — via Av. das Américas/ Auto-Estrada Lagoa Barra/ Av. Atlântica), 2 (Alvorada/ Rio Sul — via Av. Lucio Costa/ Av. Niemeyer/Av. Atlântica) e 8 (Recreio/ Rio Sul — via Av. das Américas/ Auto-Estrada Lagoa Barra/Av.Atlantica).

O segundo dia de mudanças será 24 de outubro, com a criação da Linha Troncal 1 (Praça General Osório/ Central — via Av. Nossa Senhora de Copacabana/ Aterro). O terceiro passo será em 7 de novembro, com o encurtamento das linhas 404, 441, 442, 455, 456, 457, 475, 483, 484 e 486.

A Linha Troncal 3 (Gávea/ Central — via Nossa Senhora de Copacabana/ Aterro) será criada em 5 de novembro, quando serão extintas a 123, 132, 382, 402, 421 e 443. A última intervenção na primeira fase será em 12 de dezembro, com o encurtamento das linhas 124, 413, 415, 426, 432, 433, 435, 464, 474 e 503.</DC> Outro objetivo do plano é acabar com a sobreposição de linhas. Serão retirados das ruas, prioritariamente, os veículos sem ar-condicionado.


Você pode gostar