Rio - A fabricante brasileira Eletra, em parceria com a Mercedes-Benz, acaba de lançar o primeiro ônibus elétrico híbrido dual do Brasil, com 23 metros. A tecnologia, desenvolvida para veículo superarticulado, permite que o mesmo modelo opere também como trólebus e elétrico puro (baterias).
Em um corredor, por exemplo, o veículo pode rodar com fontes de energia diferentes, o que possibilita maior flexibilidade da frota nos sistemas de ônibus. Com baterias e motor-gerador cilindrade reduzida de 12 litros para 7, desenvolvido pela Mercedes-Benz especialmente para este projeto, o modelo é considerado híbrido. Quando usar apenas baterias, a versão será elétrico puro. Mas também pode ser utilizado como trólebus, operando em áreas com rede aérea quando necessário.
“Outra vantagem do ônibus dual é que não é preciso investir em infraestrutura de recarga para as baterias, pois quando está operando na versão híbrido, elas são recarregadas na frenagem. A produção de veículos sustentáveis está no DNA da Eletra. Esse é mais um produto inovador que trazemos para o mercado nacional, contribuindo para uma menor quantidade de gases na atmosfera”, declara Iêda Maria Alves Oliveira, gerente comercial da Eletra.
O modelo híbrido reduz significativamente a emissão de poluentes e pode chegar a zero na operação com o motor-gerador desligado. O ônibus elétrico híbrido dual será apresentado pela primeira vez no 11º Salão Latino-Americano de Veículos Elétricos, Componentes e Novas Tecnologias, que acontece entre esta quinta-feira e sábado (26) no Pavilhão Amarelo do Expo Center Norte, em São Paulo.