Carros ocupam 17 vezes mais espaço que ônibus na rua, mostra teste

Experimento foi realizado em avenida da Zona Oeste de São Paulo com 40 automóveis

Por gustavo.ribeiro

Rio - Um experimento realizado em São Paulo pelo jornal 'Folha de S. Paulo' apontou o prejuízo do uso do carro para a mobilidade urbana. O teste mostrou que carros ocupam 17 vezes mais espaço para transportar a mesma quantidade de passageiros que um ônibus.

Um trecho da Avenida Pacaembú, na Zona Oeste, foi fechado para a execução da experiência, no dia 17 de janeiro. Quarenta e oito pessoas entraram em 40 carros (a média da cidade, 1,2 pessoa por veículo) e sentaram-se em bancos enfileirados dentro de um retângulo com as dimensões de um ônibus.

O resultado foi o seguinte: 48 pessoas em 40 automóveis ocupam cerca de 840 metros quadrados. Isso toma 17 vezes mais espaço na rua do que a mesma quantidade de passageiros em um ônibus com conforto.

Carros ocupam 17 vezes mais espaço para levar mesma quantidade de pessoasEstefan Radovicz / Agência O Dia

Consultor de engenharia de transportes, Horácio Augusto Ferreira analisa: "Em uma grande avenida, no horário de pico, os ônibus levam de 5.000 a 10 mil pessoas - e carros, 1.300 pessoas. A relação é de um passageiro no carro para dez no ônibus."

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia