Por bferreira

Rio - A contribuição das organizações para desenvolvimento do conhecimento merece destaque na última década. Desafiadas pelas premissas de competência e competividade, empresas de setores diversificados desenvolveram nos últimos anos mapeamentos consistentes de competências organizacionais, técnicas e gerenciais, sustentados pela leitura de cenários e necessidades presentes apontadas.

O exercício envolvendo comitês técnicos e executivos requereu a liderança da área de recursos humanos, estabelecendo padrões e traduzindo para a corporação as propostas indicadas. O resultado do processo foi a construção de políticas e práticas de gestão de pessoas que elevem o patamar de produtividade, amparados pelo foco no capital humano e social.

Com o objetivo de mapear, alavancar e desenvolver as competências identificadas, as universidades corporativas constroem projetos que reconhecem o conhecimento existente na organização e promovem parcerias que permitem a construção de um diálogo contínuo com a academia e consultorias especializadas no setor.

A definição de ações educacionais identificadas por indivíduos, com planos de desenvolvimento consistentes e acompanhados continuamente pela liderança, atendeu à necessidade de consideração individualizada, bem como ampliou as oportunidades de crescimento profissional, atributo de qualidade considerado em elevado grau de importância nas pesquisas sobre engajamento profissional.

O mapeamento de competências e ações de desenvolvimento estruturadas nos princípios apontados será tema do 1º Simpósio de Educação Continuada, que acontece hoje na Urca. Desenvolvido pelo Ibmec e pela Escola de Comando-Maior do Exército e com o patrocínio da Associação Brasileira de Recursos Humanos do Rio, o evento possui como objetivo a troca de conhecimentos sobre diferentes práticas de mapeamento e desenvolvimento de competências.

Ao recebermos instituições como Eceme, Petrobras, Eletrobras, Fetranspor e ONS para o debate, celebraremos o excelente trabalho desenvolvido em prol do conhecimento. A Educação está definitivamente além de quatro paredes, e a responsabilidade compartilhada transformará as organizações e elevará o país a um patamar superior de competitividade.

A Educação é contínua, bem como o desejo e a responsabilidade por ações que ampliem as oportunidades profissionais e consequente atratividade das organizações.

Professora do IbmecRJ e diretora de Pesquisa da ABRH-RJ

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