Por bferreira

Rio - Como as coisas simples da vida são boas! Eu tinha me esquecido, por exemplo, como ir à feira livre é uma delícia. Domingo, meu amigo Sérgio Cardia me levou à feira da Praça do Ó, na Barra. Tudo lindo, fresquinho, barraqueiros atenciosos sem os gritos de antigamente ou da minha memória, o que torna tudo muito mais agradável.

E o pastel de camarão com caldo de cana?! Como é que eu fiquei tanto tempo sem experimentar esta delícia? Nem caviar com champanhe é tão delicioso, brinca o meu amigo. Vende tanto que tem 11 pessoas trabalhando na barraca, com direito a fila e a uma dezena de recheios e pasteleiros superalegres. E os legumes cortadinhos, tudo nos seus saquinhos, pra facilitar? A fruta da hora é o caqui. A grande estrela. Doce e belo. Só não tinha tapioca. A farinha da moda acaba cedo, está em alta nas dietas dos descolados e pode ser hidratada com suco de beterraba ou de espinafre pra ficar ainda mais funcional.

As flores estavam lindas. Os peixes, muito caros. E as jabuticabas, deliciosas. Comprei tudo que aprendi que devo consumir entrevistando a educadora alimentar Raquel Barros, a mulher que sabe tudo sobre sucos, imunidade e vida, a partir da alimentação. Pena que não tinha orgânicos, estes só na feira de terça-feira. Mas para usar os legumes e verduras não orgânicos vale mergulhar na solução de cloro. Em todo supermercado tem. E a Rachel indica como e o quê misturar na centrífuga para ficar mais saudável. Um punhado de salsa, outro de hortelã, alguns pedaços de aipo, duas cenouras, uma maçã sem casca, uma folha de couve ou de repolho verde clarinho e mandar ver assim que bater. Não vale guardar pra depois.

Está gripada? Coloca um dente de alho. Chove há três dias? Acrescente gengibre. Seu nariz está muito seco? Três dedos de pepino. Gripada ou resfriado? Nariz entupido? Cheire cebola. Mas não deixar a cebola ir à geladeira. Nem o alho. Ambos devem ser usados em temperatura ambiente. Para o congestionamento nasal provocado pela gripe ou resfriado, a cebola funciona assim: descasca e cheira. Parou o cheiro? Corta mais uma fatia e repete a dose.

Outro detalhe interessante que a Raquel contou é que facas de aço inoxidável são péssimas para cortar verduras e legumes porque oxidam estes alimentos. A gente só deveria usar para isto as facas de cerâmica. E como vivemos num país onde o remédio mais vendido combate a ansiedade uma dica preciosa: use e abuse da alface. Pra quem tem insônia, a dica é um suco de alface, aipo e maçã à noite.Segundo Raquel, é tiro e queda para um sono reparador, sem efeito colateral, nem tarja preta.

E-mail: [email protected]

Você pode gostar