Por bferreira

Rio - Um bom trabalho de investigação invariavelmente trará resultados. Para surpresa da própria vítima, foi recuperada uma bicicleta roubada semana passada no Aterro do Flamengo. O caso teve alguma notoriedade, dentre os vários registrados na região, porque o ciclista filmou a ação: jovens o derrubaram, ele caiu longe, os ladrões levaram o veículo. Agora se sabe que foram menores de classe média de Olaria que praticaram o roubo. Tanto o que agrediu a vítima quanto o que comprou a bicicleta estão apreendidos.

Ainda que a delegada responsável pelas diligências tenha dito que as imagens da câmera do ciclista foram fundamentais, é inquestionável que a Polícia Civil fez um esplêndido trabalho — localizar e apreender os envolvidos no caso. Muitas vezes, as provas estão todas na mesa, mas pouco avança-se. Não fizeram mais que a obrigação, mas nem por isso é errado elogiar o resultado.

De onde se volta a alertar para o abandono em que se encontra o Aterro em termos de patrulhamento ostensivo. Em tempos de Copa, há o reforço de praxe e a provável sensação de segurança, mas números do Instituto de Segurança Pública de março de 2013 e deste ano dão conta de aumento de quase 40% nos registros de ataque a pedestres na região. Depois do Mundial, desmobilizado o aparato, voltarão os assaltos a ciclistas e atletas?

Você pode gostar