Rio- É hoje. Vai ter Copa. Com ou sem a aprovação dos tristonhos e dos ressentidos. Nossas mazelas e reclamações terão que ser adiadas porque a alegria está no ar e alegria, assim como a raiva , também contamina. Basta ir a Copacabana, num final de tarde ou começo da noite, para ter a certeza absoluta de que o clima é favorável.
Basta entrar num táxi e conversar com o motorista. Basta passar perto de uma loja popular para ver o verde e o amarelo dominando vitrines e colorindo ofertas. Ainda está diferente das outras Copas. Ainda tem gente escondendo ou camuflando sua alegria, mas uma ida a Copacabana, no começo da semana, me provou que a alegria está instalada. A iluminação do Forte de Copacabana, num esfuziante verde e amarelo dá o tom. A opulência do estúdio ou quartel general da televisão Al-Jazeera impressiona. Os alemães também estão muito bem instalados e são privilegiados observadores da linda vista da nossa Princesinha do Mar. Os telões dos hotéis à beira-mar, a profusão de luzes, a movimentação intensa das pessoas reforçam a ideia de que a festa está acontecendo e promete ser da boa. No calçadão da Avenida Atlântica, os sotaques se misturam mais do que nunca, reforçando a impressão de que Copacabana pode não ser o metro quadrado mais caro do mundo, como o Leblon, mas é muito mais alegre, e mais internacional. Gente bonita, de todas as raças e cores, circula sem medo, dando ainda mais vida ao lugar que já é bonito por natureza. Nas areias da praia, uma amiga minha que veio de Brasília circulou encantada, fotografando de futebol feminino às peladas tradicionais, encontrando até mulheres muçulmanas de cabeça coberta ensaiando um futebol, acreditem se quiser, sem o menor constrangimento.
Conversei, no ‘Sem Censura’, com nossa astróloga Monica Horta e ela me disse que esta alegria está no ar por conta de Vênus no signo de Touro, responsável pela alegria que teremos com esta Copa. Isto não garante a nossa vitória final, mas vamos jogar bonito. Segundo Monica, o mapa astral de Felipão é bom, ele vai acertar mais quando agir sem pensar muito, na substituição de jogadores, por exemplo. Destaque para os taurinos como Daniel Alves, David Luiz e Marcelo. Podemos também esperar boas surpresas de dois jogadores que estão no banco: Ramires e William. Júlio Cesar está muito bem e Neymar está num momento único na vida dele, com energia até demais. Portanto, não podemos nos esquecer que estamos todos, nós e o mundo, vivendo um momento nervoso, raivoso mas que a hora, agora, é torcer e curtir a alegria que está no ar, sem perder a esperança de um tempo melhor. Então, boa Copa para todos nós!