Moacyr Luz: O sedentário

Mantenho esperanças que, num breve futuro, benefícios serão descobertos nessa prática de vida

Por bferreira

Rio - Encontro de família, o cunhado chega, short de lycra, rindo até o siso, números costurados no peito da regata sintética. Meia maratona completada em tempo mínimo, achou barato e emendou em largas passadas a ida pro almoço de domingo. Batimento cardíaco em torno de 60, um acinte, me indaga pausadamente:

— Môa! Tem que correr!

— Eu já estou correndo, cunhado. Risco de morte!

Versículo religioso, Deus criou o mundo em sete dias, incluindo o descanso.

Noves fora a natureza, soberana no planeta, o ser humano ficou a desejar.

Defeitos de fabricação, nariz de gavião, orelhas de abano, são constantes os avisos de recall para o combustível dessa engrenagem de carne e osso. Peço perdão ao Criador, mas apressado em obra própria, a democracia de células involuntárias, radicais livres, enzimas e metabolismos, o sujeito engorda desde o primeiro choro, não importando a dieta uterina.

Conheço pessoas de rara educação, priorizando frutas, saladas e grelhados na refeição, que continuam sendo chamadas de ‘rolha de poço’. Recorrem aos distantes spas localizados nesses sítios de muro alto, quase um tratamento antidrogas. Madrugam junto a ordenha da vaca, caminham em trilhas espinhosas, moletom enlameado e, no fim da tarde, emagreceu um grama na Balança da Verdade.

Do outro lado, o boêmio diurno. Presença obrigatória na fotografia do bar da esquina, bebe em pé pra engordar a barriga da perna. São dúzias de cervejas ao longo da jornada, um conhaque de mel, vez por outra, pra adoçar a vida, seguidos de moelas, torresmos, sardinha no óleo queimado, pernil de ontem, umas azeitonas de enormes caroços, outro traçado, e, à noite, ainda de chinelos entre os dedos, descobre que perdeu um quilo na semana.

Pior. As receitas.

O ovo, com cara de Ronaldinho Gaúcho, uma hora urubu, depois, galo, troca de time em toda a temporada. Agora, revelação promissora, o bacon ganhou o status de colesterol bom. Indicado no tratamento das coronárias, entope seu cardápio de opções saudáveis rico em proteína animal e seus arredores saturados.

Optei pelo sedentarismo.

Intimamente, mantenho esperanças que, num breve futuro, benefícios serão descobertos nessa prática de vida.

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia