Por bferreira

Rio - Grandes shows ao ar livre, Maracanã lotado, um bolo gigantesco e uma festa de gala. Esse poderia ser o relato dos cariocas que saíram às ruas para comemorar, no último fim de semana, os 450 anos do Rio. Mas foi assim também que, em 1º de março de 1965, a população saudou os 400 anos da cidade. O espírito festeiro e as preferências por samba e futebol não mudaram. Mas quem olhar o Rio de 1965 e o de hoje vai notar diferenças fundamentais.

Nos 400 anos, o município ganhou obras importantes, como o Parque do Flamengo, a Rodoviária Novo Rio e o Túnel Santa Bárbara. De lá pra cá, a cidade passou por enormes transformações, que integraram os bairros e melhoraram muito a vida dos moradores. Mas nem todos os problemas de infraestrutura e transporte foram resolvidos. É por isso que o Rio vive hoje, na gestão do prefeito Eduardo Paes, o maior ciclo de intervenções urbanísticas da história recente.

O pacote de projetos inclui os BRTs, a revitalização da Região Portuária, a ampliação das linhas de metrô e a construção e reforma de mais de 200 escolas até 2016. O mais importante, no entanto, é que todas as obras têm como objetivo transformarmos socialmente a cidade. Estamos criando pontes numa urbe antes conformada com a desigualdade extrema. E tudo isso só está sendo possível por conta de uma combinação de ousadia, por parte da administração municipal, e da mais autêntica carioquice por parte da população.

É a hora de pensarmos os próximos 50 anos. E isto começa na revisão do Plano Estratégico da prefeitura, que terá o desafio de continuar ousando e sonhando a cidade que desejamos para nossos filhos e netos. A partir de projetos, metas e objetivos claros e muito foco, disciplina e boa gestão teremos uma cidade ainda mais maravilhosa na comemoração de seus 500 anos.

Ao fim de todas estas obras em andamento, já enxergaremos outra cidade, bem renovada e muito mais inclusiva. Nesse aniversário de 450 anos, o que os cariocas mais queriam era exatamente isso. Que o Rio recebesse os cuidados que merece. Num lugar que reúne tantos encantos, o maior presente para os moradores é garantir que eles continuem se orgulhando de viver aqui.

Pedro Paulo é secretário executivo de Governo da Prefeitura do Rio

Você pode gostar