Por bferreira

Rio - Após sair do 26º lugar no Ideb 2009 e ficar em quarto em 2013, a rede estadual de Educação do Rio tem como meta a 1ª colocação no país. Uma das ações para tal é a implantação do Currículo Mínimo, estabelecendo habilidades e conteúdos essenciais. Tal inovação tornou possível o que pode ser definido como “direitos à aprendizagem”. Com ela, reduzimos em 25% a desigualdade entre escolas.

A partir daí, desenvolvemos diversas ações coordenadas, como as avaliações sistemáticas do Saerj, o Reforço Escolar, a Formação Continuada e diversos materiais com orientações pedagógicas. Para os próximos quatro anos, vamos expandir a Educação Integral para mais unidades e ofereceremos novas oportunidades de formação para alunos e professores por meio de novo modelo de Educação, realmente capaz de dialogar com as demandas do século 21.

Uma Educação para Valores, que atenda aos anseios juvenis. Esse modelo, que é uma nova visão para o Ensino Médio, está fundamentado no desenvolvimento de competências socioemocionais associadas ao desenvolvimento das competências cognitivas. Essa articulação foi cientificamente comprovada por uma pesquisa pioneira no mundo — realizada aqui no Rio de Janeiro pela OCDE. Trata-se de dar condições à escola de desenvolver nos alunos habilidades que, além de impulsionar a aprendizagem, são fundamentais para o convívio social e o sucesso na vida profissional. O autocontrole, disciplina, responsabilidade, curiosidade e criatividade são alguns exemplos de habilidades que este modelo educacional procura desenvolver no jovem.

O Colégio Estadual Chico Anysio, que funciona como principal piloto para inovações do novo modelo educacional para o Ensino Médio, é o ambiente de validação desta proposta e, já no primeiro ano de atividade, seus alunos apresentaram rendimento 50% superior à média da rede estadual, comprovando a aplicabilidade do modelo.

Neste ano, 13 unidades escolares vão aplicar o modelo, e outras 50, que pertencem ao Programa Ensino Médio Inovador, estão se preparando para receber essa metodologia. Assim, entendemos que estamos criando as bases de uma Escola mais atrativa e transformadora.

Antonio Vieira Neto é secretário estadual de Educação

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