Rio - Para cuidar da sua imagem, o governo do PT gasta perto de R$ 2,4 bilhões por ano, o equivalente a R$ 6,5 milhões por dia, em propaganda institucional. Esse dinheiro falta na Saúde, na Educação e na infraestrutura, mas sobe à razão de 15% ao ano. O governo é a quarta ‘empresa’ que mais gasta no Brasil e só perde para Unilever (R$ 4,6 bilhões), Casas Bahia (R$ 3,4 bilhões) e Laboratório Genomma (R$ 2,5 bilhões), fabricante de produtos farmacêuticos e de beleza. A gigante Ambev fica em R$ 1,8 bilhão por ano.
A grande diferença é que o governo torra o dinheiro do nosso imposto em marketing, quando falta tudo em outras áreas prioritárias. Corta-se verba para tudo, menos para a manutenção de 39 ministérios com gasto aproximado de R$ 60 bilhões por ano e sua máquina de propaganda para mostrar suas ‘conquistas’.
Enquanto isso, a inflação e o desemprego aumentam, as verdadeiras conquistas sociais diminuem, e o povo não sabe o que fazer. Recentemente foi descoberto que a Petrobras tem 1.146 funcionários em sua área de comunicação. Desse total perto de 60% são terceirizados. Esse batalhão de funcionários era comandado desde o início do governo Lula pelo sindicalista Wilson Santarosa, indicado pelo PT, que foi demitido pela nova diretoria, após a saída de Graça Foster na Lava Jato.
Essa multidão consome dos cofres públicos R$ 1,8 bilhão por ano, sem contar as subsidiárias, como a Transpetro e BR Distribuidora. E outro detalhe: esse pessoal não inclui os blogueiros, atores e cantores que a Petrobras compra com projetos culturais e verbas de publicidade. Para termos uma ideia, uma empresa do mesmo ramo de negócios, a Shell, fatura o triplo da estatal brasileira e tem menos de 50% de gente nessa área. A norueguesa Statoil fatura mais da metade da Petrobras com aproximadamente 170 pessoas na área de comunicação.
Temos que passar esse país a limpo e mudar essa situação. Governo e empresas estatais são para servir ao povo, trazer divisas para o país, não para armar cabide de empregos, engendrar desvios absurdos de dinheiro (vide Mensalão, Petrolão, etc..) e jogar milhões fora em serviços de propaganda para mostrar um mundo de fantasias ao povo.
Célio Pezza é escritor de ‘A Tumba do Apóstolo’