Por bferreira

Rio - Experimente sair pela cidade e olhar para o alto dos prédios. Provavelmente, só vai ver concreto. Se você fizer a mesma experiência em algumas cidades dos Estados Unidos e da Europa, vai encontrar tetos inteiros cobertos de vegetação. É o ‘telhado verde’, tendência da arquitetura sustentável. Não se trata apenas de questão estética. Esse tipo de cobertura promove mais conforto para os moradores e é altamente benéfico para o meio ambiente.

Estudo recente da USP mostrou que, nos prédios com telhado verde, a temperatura interna ficou cerca de 5º C mais baixa do que nos prédios comuns. A cobertura vegetal absorve parte dos raios solares, o que impede a formação de ilhas de calor dentro do edifício. A consequência imediata disso é a redução no gasto de energia com ar-condicionado. Essa mesma pesquisa mostrou que o telhado verde aumentou em 16% a umidade relativa do ar no entorno do prédio. Não custa lembrar que, em cidades onde o clima é seco, a população costuma sofrer com problemas respiratórios.

Para os moradores, outro benefício do telhado verde é o isolamento acústico. As plantas funcionam como barreira natural contra os ruídos da rua. Mais uma vantagem é a capacidade de absorção da água da chuva. Se todos os prédios tivessem essa cobertura vegetal, a quantidade de água que escorreria para as ruas numa tempestade seria bem menor, o que ajudaria na prevenção de enchentes. E esse sistema de drenagem pode ser ainda mais proveitoso se estiver acoplado a reservatórios para reaproveitamento. Assim, evita-se o desperdício desse bem tão importante.

Foi pensando nesses benefícios que apresentei projeto de lei que obriga a instalação de telhados verdes e reservatórios de acúmulo de águas pluviais em todas as edificações residenciais com mais de quatro pavimentos e em todos os prédios comerciais com mais de 400 m². Esses dispositivos envolvem, é claro, um gasto inicial e um custo de manutenção. Mas, por todos os motivos já expostos, percebe-se que o retorno compensa demais o investimento. Essa é uma conta em que todos saem ganhando. O telhado verde é bom para os moradores, para a cidade e, principalmente, para o meio ambiente.

Renato Cozzolino é deputado estadual pelo PR

Você pode gostar