Por bferreira
Rio - Queimados completa hoje 25 anos de emancipação, data histórica que deve ser comemorada com orgulho. Grande e decisivo passo que nossos emancipadores deram para mudar o futuro da região. Então distrito de Nova Iguaçu — juntamente com Mesquita, Belford Roxo e Japeri —, Queimados dispunha de poucos recursos. O orçamento que se tinha era o que sobrava da cidade mandatária. Lutamos por nossa liberdade e conquistamos muitas vitórias. É impossível imaginar Queimados dependendo de outra cidade da Baixada. Demos o nosso grito de independência.
O município cresceu, virou ‘gente grande’ e mudou a vida das pessoas para melhor. Mais autonomia, investimentos, empregos, desenvolvimento e dignidade. Isso é o que a emancipação representa para nós. Valeu a pena todo o sacrifício enfrentado pela Comissão de Emancipação. Nada foi em vão. Agora, colhemos os frutos daqueles que lutaram pela nossa terra e hoje podemos bater no peito e dizer: “Raspa do tacho nunca mais!”
Publicidade
Quem passa pela Dutra pode ver de perto que o desenvolvimento é notório. Lembro bem, ainda menino, quando uma rua era asfaltada tinha festa no bairro — época em que apenas duas ou três eram pavimentadas por ano. O tempo passou. Ganhei o apelido de ‘asfalteiro’ e não nego. Foram 342 ruas pavimentadas e saneadas em seis anos. Até o fim de 2016, serão mais 500.
Também nunca se investiu tanto em Educação. Construímos mais três escolas, reformamos 26 das 28 unidades, erguemos três creches, ampliamos para 16 mil o número de vagas na rede municipal e valorizamos o quadro de professores ao recuperar a perda salarial acumulada de 38% mantendo a correção inflacionária anual. Com a chegada de novas empresas ao Distrito Industrial (eram apenas sete, em 2009, e hoje são 41), aliada ao aquecimento do comércio, proporcionamos à população geração de emprego e renda. De 2009 a 2014, reduzimos em 70% a taxa de desemprego no município.
Publicidade
Ultrapassamos R$ 1 bilhão de investimentos privados e de quase R$ 500 milhões em obras públicas. Em seis anos, conseguimos avançar bastante, mas ainda há muito por fazer. O maior sonho é deixar um legado para essa cidade que tanto amamos em benefício das próximas gerações.
Max Lemos é prefeito de Queimados