Por adriano.araujo, adriano.araujo
Rio - A vida em sociedade parece nos levar a dar sempre mais importância a status e poder, já reparou? Cargos têm valor, ser reconhecido é fundamental, fama é bem-vinda. Muitos deixam seus egos inflarem por essas coisas e até se perdem. Mas será que tudo isso é relevante? O Evangelho de hoje apresenta alguém que teve vivência absolutamente contrastante com a da atualidade: João Batista.
Enquanto o povo se questionava se seria João o Messias, ele, com simplicidade, seguia cumprindo sua missão de pregar a conversão aos homens, sem sequer se preocupar com a fama que tinha. As massagens ao seu ego não o inflaram, e ele não se desviou daquilo que Deus lhe havia confiado. Muito pelo contrário! Sua humildade era tão grande que o levava a reconhecer sempre a sua pequenez: “Eu vos batizo com água, mas virá aquele que é mais forte do que eu. Não sou digno de desamarrar a correia de suas sandálias. Ele vos batizará no Espírito Santo e no fogo.” (Lc 3,16b)
Publicidade
É lindo perceber que, para aqueles que reconhecem o seu papel no mundo, Deus destina missões nobres. A João coube batizar Jesus! Talvez ele jamais imaginasse ter a chance de batizar Àquele a quem anunciava... Só que Deus quis lhe presentear dessa forma e também lhe conceder a graça de ver o céu se abrir, o Espírito Santo descer, em forma de pomba, sobre Jesus, e ainda ouvir o Pai falar: “Tu és o meu Filho amado, em ti ponho o meu bem-querer.” (Lc 3,22)
Deus é assim: surpreendente! Porque Ele sabe que eu e você somos muito mais do que o que dizem sobre nós. Títulos, cargos, status não revelam quem somos. Todas essas nossas vaidades, diante de Deus, só têm valor se, ao invés de nos deturparem, revelarem a pessoa que somos.
Publicidade
Por isso mesmo é urgente redescobrirmos que ‘ser’ é mais do que ‘ter’. O “ter” é passageiro: ora se tem, outra se perde. O ‘ser’ é perene, diz de nós, é nossa marca registrada, o nosso melhor. #vamoemfrente!
Padre Omar é o reitor do Santuário  do Cristo Redentor do Corcovado. Faça perguntas ao Padre Omar pelo e-mail padreomar@padreomar.com. Acesse também www.padreomar.com e www.facebook.com/padreomarraposo