Bayard Boiteux: Um novo Rio turístico

Recebemos um milhão de turistas, 370 mil estrangeiros

Por pierre

A Cidade Maravilhosa recebeu um milhão de turistas, 370 mil estrangeiros. A maior parte, embora já tivesse participado de outras Olimpíadas, estava no Rio pela primeira vez e pôde constatar aspectos importantes como segurança, mobilidade e organização. A segurança foi muito bem avaliada numa pesquisa feita com 1.300 turistas de fora pelo Instituto de Pesquisas e Estudos do Turismo. Mais de 70% dos entrevistados a consideram muito boa. Dou ênfase a tal aspecto pois vários países haviam incluído notas sobre insegurança.

Outro desafio era o transporte urbano para os locais de competição, que funcionou muito bem com as recém-criadas linhas do BRT. Ligar a Barra a Ipanema em 14 minutos em metrô foi algo inusitado, e sentimos orgulho de nossa cidade, deixando de lado o complexo de vira-lata, que é característico de brasileiros. Houve aumento de nossa autoestima, vendo turistas felizes e mostrando um apreço muito grande pelo Rio.

O Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim, que já teve até goteiras — expostas pela mídia —, é hoje exemplo de melhoria de qualidade e eficiência. As lojas foram ordenadas, o controle de passaporte, automatizado, e os preços cobrados nas áreas de alimentos mais perto da realidade.

Uma preocupação que não nos deixa dormir ainda mais profundamente é o pós-evento no tocante ao turismo. Foram mais de 30 mil novas unidades habitacionais, e não há nenhum plano de turismo para os próximos meses. O boom da Olimpíada e o fato de mais de 85% quererem retornar devem ser aproveitado numa grande campanha internacional — que estava prevista, mas foi cancelada por falta de recursos.

Hoje começam os jogos da superação, a Paralimpíada, momento para mostrar ao mundo medidas tomadas para a acessibilidade em locais turísticos e a sinalização — que foi criticada mês passado.

Eu, que sou um crítico técnico de algumas ações equivocadas do governo e da iniciativa privada,conclamo a todos a se unir por um Rio repleto de esperança, de dignidade e de alegria, que pode melhorar nossas vidas.

Bayard Boiteux é presidente da Associação dos Embaixadores de Turismo do Rio

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia