Mais Lidas

Voluntários da JMJ prontos para socorro

Profissionais de Enfermagem participam de treino em igreja

Por bferreira

Para garantir a saúde dos dois milhões de fiéis esperados no Rio de Janeiro durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), em julho, o Conselho Regional de Enfermagem (Coren) está capacitando os profissionais da área voluntários no evento com aulas de atendimento básico pré-hospitalar.

Girlan tem aula de primeiros-socorros com o professor Paulo AfonsoCarlo Wrede / Agência O Dia

O primeiro curso foi realizado ontem, na Paróquia Cristo Redentor. Ao todo, serão oito módulos de treinamento e qualificação dos 3 mil voluntários.

“Em eventos de grande massa, há muita insolação, hipoglicemia, desmaios. Vamos investir no trabalho de prevenção. Ao atender precocemente, evitam-se internações”, garantiu a vice-presidente do Conselho, Therezinha Nóbrega.

O Coren também vai atualizar os voluntários no que chama de ‘estratificação de risco’: “Classificar os casos ajuda a identificar o que é realmente emergência”, disse Therezinha.

A ideia de ajudar fiéis durante a JMJ levou o técnico em enfermagem Girlan Machado a se inscrever como voluntário: “Estou atualizando meu conhecimento. Sou católico fervoroso e vai ser uma experiência única ajudar peregrinos do mundo todo”.

Polícia recebe denúncia de invasão

O delegado da 43ª DP (Guaratiba), Marcos Cipriano, recebeu uma denúncia, na sexta-feira, de que manifestantes estariam se preparando para invadir o terreno onde será realizada a missa do Papa Francisco, em julho, durante a Jornada Mundial.

Segundo Cipriano, o 27º BPM, que atua na região, estaria em alerta para evitar qualquer conflito.

O espaço é privado e foi alugado pela Arquidiocese do Rio. Segundo moradores da região, a segurança do terreno foi reforçada.

No local, os peregrinos farão vigília na noite do dia 27 de julho, à espera do ponto alto do evento: a celebração da missa final realizada pelo líder da Igreja Católica, dia 28.

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia