Enquanto rua por onde o Pontífice passará, em Varginha, é recuperada, comunidades vizinhas esperam ansiosas sua vez
Por thiago.antunes
Rio - O cenário é testemunha de um milagre: obras de infraestrutura e a chegada de serviços básicos em Varginha, no Complexo de Manguinhos, Zona Norte, são ‘bênçãos’ dadas pelo Papa Francisco à comunidade, que receberá a visita do Pontífice, em julho.
Mas enquanto a Rua José Carlos Chagas — por onde o Santo Padre vai passar — se transforma em ‘tapete vermelho’, com recuperação do asfalto e de galerias de águas pluviais, as favelas vizinhas ainda esperam ser agraciadas pelo poder público.
Acúmulo de lixo e ruínas de casas demolidas em Manguinhos, além de problemas na rede de esgoto na comunidade Embratel, retratam a falta de atenção com o restante do complexo.
Publicidade
“Nós, moradores, é que botamos a mão na massa e desentupimos as galerias. Fizeram as obras de qualquer jeito. Também queremos melhorias”, cobra o presidente da Associação de Moradores da Embratel, Márcio Barbosa, 36.
“Ligo sempre para a Cedae, que só enrola a gente. Vivemos no esgoto”, queixa-se Ana Lúcia Gonçalves, 47.
Publicidade
Para o comerciante de Manguinhos, João Alves, 52, o ‘milagre do Papa’ poderia ser multiplicado nas comunidades vizinhas. “Varginha merece atenção, assim como a gente. Foi preciso o Papa vir para fazerem alguma coisa. Espero que venham até nós também”, pondera.
Orgulhosos, moradores de Varginha agradecem as melhorias: “Nossa comunidade é humilde e está recebendo toda atenção. Só agradeço pelas obras”, comemora a dona de casa Regina Santos, 61.
Na segunda-feira, a subprefeitura da Zona Norte deu início às obras de infraestrutura que fazem parte de um pacote de melhorias no local.
Procuradas, a Comlurb afirmou que todas as comunidades citadas recebem seus serviços diariamente e a Cedae atribuiu os problemas ao “mau uso da rede”.
Publicidade
Prefeitura faz promessas de melhorias no complexo
A Secretaria de Conservação iniciou na segunda a recuperação do asfalto, de galerias de águas pluviais e de meio-fio, além da remoção de quebra-molas na R. José Carlos Chagas, em Varginha.
Publicidade
Mas o órgão garante que as outras comunidades receberão serviços: este ano será implantado lá o projeto Centro de Conservação das Comunidades (Cecocs). Contêineres vão atender demandas do órgão, da Rioluz e da Comlurb.
Já a Secretaria Municipal de Habitação prometeu obras de urbanização do Programa Morar Carioca e a construção de cerca de 700 moradias do Programa Minha Casa, Minha Vida, no complexo. Serão investidos R$ 86 milhões.
Publicidade
Ingressos para Cristo e Pão de Açúcar na rede
A partir desta quarta-feira começa a pré-venda dos ingressos do Bondinho do Pão de Açúcar e do Cristo Redentor para a Jornada.
Publicidade
Entre 7 de julho e 1º de agosto, os dois mais famosos cartões postais da cidade vão operar em horários especiais para atender o grande número de visitantes. A venda de ingressos será exclusivamente pela internet.
Durante o período, o Cristo, pela primeira vez na história, ficará aberto até meia-noite. Já o Pão de Açúcar funcionará com horário complementar, dependendo da demanda diária. Os ingressos podem ser adquiridos pelo www.ingressocomdesconto.com/rio2013.