Por bianca.lobianco

Rio - O responsável por boa parte dos projetos que estão mudando a cara das favelas cariocas, o secretário municipal de Habitação, Pierre Batista, tomou um susto ao ler as críticas do secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, que defendeu a remoção em algumas comunidades em nome da urbanização. “Fiquei surpreso. O que ele falou, nós estamos fazendo”, disse Pierre.

Secretário Municipal de Habitação%2C Pierre BatistaCarlos Moraes / Agência O Dia

“Já reassentamos 20 mil famílias que viviam em áreas de risco ou para abrir espaço às obras de urbanização. E tratamos da acessibilidade também”, disse. Para Pierre, a prefeitura vai cumprir a meta de, até o fim de 2016, retirar todos os moradores de casas nas encostas ou à beira de rios, abrindo espaço para a urbanização.

“A meta é beneficiar 600 mil pessoas até o fim do mandato.” Para Pierre, do PT, a ruptura com o PMDB se dará apenas a nível estadual por conta da disputa entre Lindbergh e Pezão. “Não é uma questão municipal.”

Alemão Solidário 

Ao saberem da situação de crianças da comunidade da Colômbia, em Parque das Missões, Duque de Caxias, que iriam ficar sem brinquedos e precisavam de alimentos, os moradores do Alemão cederam parte das doações que receberam após as chuvas que causaram deslizamento nas ruas do morro. Entre os itens havia caixas de leite e até colchões.

A favela vai ao circo

Centenas de crianças de favelas cariocas, e de projetos sociais voltados para o ensino circense, foram convidadas para assistir à estreia do espetáculo Corteo, do Cirque du Soleil. A apresentação, que contou com trapezistas, malabaristas e outros artistas que inspiram a garotada das comunidades, aconteceu quinta-feira, na Marina da Glória. 

Eu jovem carioca

O caderno especial do concurso ‘Eu Jovem Carioca, Tenho uma História pra Contar’, apoiado pelo DIA, agradou aos finalistas. A coordenadora do Fundo Carioca, Eliane Birman, festejou a conquista dos jovens que estudam em escolas públicas em áreas com UPPs. “Parabéns a todos! Lindo ver o rosto, biografias, histórias e ilustrações de vocês”, disse Birman.

Eu jovem carioca II

Além da publicação, os jovens ganharam também um site: www.doesuavoz.com.br, onde poderão divulgar suas histórias ou ilustrações. Na primeira quinzena de janeiro, os seis vencedores viajarão para São Paulo, em um fim de semana cultural. No fim de janeiro haverá ainda uma exposição com os trabalhos no Teatro Sesi, da Firjan, que fará um um catálogo.

‘ReciclAção consciente no Prazeres'

O projeto ReciclAção, no Morro dos Prazeres, ganhou ‘fiscais’ para evitar que o lixão do Campinho volte a ser usado. Há uma semama, um mutirão esvaziou o local, próximo ao Jardim dos Prazeres. “Agora quando alguém vem jogar lixo lá, os vizinhos reclamam”, conta Cris dos Prazeres, coordenadora da ONG. Para ela, o grande ganho dos nove meses do projeto foi a conscientização dos moradores do mal causado pelo despejo irregular de lixo. Hoje, o ReciclAção faz novo café comunitário com a Comlurb. “Ano que vem será melhor”, diz.

Agenda:

HIP HOP EM MADUREIRA
Hoje acontece o último baile charme do Viaduto Negrão de Lima, em Madureira. A festa começa às 23h com várias atrações, como o DJ R-Jay.

AÇÃO EM ACARI
Amanhã, às 15h, será realizado jogo entre o Belo FC e o Acari FC, em prol dos desabrigados de Acari. A entrada é um quilo de alimento não perecível. Às 20h, o pagodeiro fará show na Rua Piracambu 604.

MPB NO VIDIGAL
A banda Espresso Brasileiro se apresenta hoje, às 22h, no Bar do Raff (R. Major Toja Martinez Filho, 156, Vidigal), tocando de Tom Jobim a Beyoncé.

RÉVEILLON EM CAXIAS
Acontece hoje, às 22h, o Pré-Réveillon de George Israel (Kid Abelha), que tocará sax no Sítio Shalon, em Santa Cruz da Serra, Caxias.






Você pode gostar