Rio - Um chinelo, uma agulha de crochê e o trofeu de campeão. Foi assim que Matheus Costa, o MC Morcego, saiu do Museu de Arte do Rio (MAR) na semana passada, após derrotar 15 rivais na última versão da Batalha do Conhecimento. Criada em 2007 por Rodrigo Vieira, o Marechal, a batalha reúne MCs de todos os cantos do estado para desafios com base em conhecimentos gerais.
“Importante é a troca de informações e a conexão entre os jovens”, conta Marechal. “Grupos nasceram a partir de outras batalhas. O Emicida, por exemplo, fez seu primeiro show no Rio numa de nossas versões.”
Morcego já prepara seu voo solo. Poeta, com um canal no YouTube, faz músicas e declamka poemas. “Não é fácil viver disso”, conta ele. O chinelo arrebentado no concurso e preso com uma agulha de crochê, que usa para fazer as tranças no cabelo, deixa isso claro. “O importante foi continuar.”

DIREITOS HUMANOS
A ONG Educap, do Complexo do Alemão, vai virar Centro de Referência em Direitos Humanos. A negociação aconteceu na última semana de fevereiro e assim que for homologada, uma equipe virá para capacitar os conselheiros da ONG. “Vamos orientar os moradores, desde a busca por um CPF até casos de agressão doméstica”, diz o diretor Luiz Arcoverde.
PARABÉNS, RECICLAÇÃO
Articuladora do ReciclAção, movimento de coleta de lixo reciclável no Morro dos Prazeres, Cris dos Prazeres prepara festa para o primeiro aniversário da ONG, que recolhe garrafas PET e embalagens longa vida na comunidade, no dia 23. Para ela, a favela está dando show em sustentabilidade. “Começamos com 150 kg por mês e já chegamos a 700 kg”, revela.
ESTE MÊS TEM MAIS
Batalhas no Museu de Arte do Rio vão se transformar em rotina. Na última terça-feira de cada mês — a próxima será dia 25 —, elas voltarão a acontecer. A graça não está no prêmio em si, e sim no crescimento e na troca de experiência com outros jovens de locais distintos como Leblon e Caxias. MC Marechal, 33 anos, trabalha com o movimento rap desde os 20.
PRINCESINHA DO RAP
MC Ju, de 10 anos, chama atenção por seu jeito fofo e rimas rápidas. Ela foi uma das atrações da batalha e deixou a plateia, com mais de 400 pessoas, boquiaberta. “Eu via meu irmão rimando e pedi pra ele me ensinar”, contou. Para Marechal, é importante que crianças já queiram seguir a carreira. E aconselha. “Precisam ficar menos no Facebook e estudar mais.”
MARECHAL RELEMBRA O COMEÇO DIFÍCIL
Com mais de 60 mil seguidores nas redes sociais, MC Marechal enfrentou dificuldades que pouca gente sabe nos seus 20 anos de carreira. “Não tínhamos equipamentos à disposição como os jovens têm hoje, cantavámos em cima de uma base só.” A ideia de fazer uma batalha do conhecimento surgiu para “resgatar as raízes da cultura hip hop”, como frisa. O evento é intinerante e Marechal prefere não fazer planos no longo prazo, mas afirma que a batalha vai para onde chamam. “Já fizemos no Sesc de Niterói e até em São Paulo.”
AGENDA
SANTA MARTA
Hoje, às 15h, a ONG Atitude Social comemora seus 10 anos com show de hip-hop, oficinas de comunicação e exibição de filmes. Estação 4 do Plano Inclinado, Santa Marta.
ALEMÃO
A Estação Baiana do teleférico recebe hoje um baile de máscaras, a partir das 10h, com direito a oficina de fantasias. Haverá ainda sessão de cinema com o filme Rio 3D.
FOGUETEIRO
Cíntia Luna, da Associação de Moradores local, convoca os interessados para um curso de jardinagem e reflorestamento oferecido pelo estado com direito a bolsa.
BOREL
A ONG Jocum promove dias 28 e 29 de março a 1ª Conferência de Missão Integral. O evento acontecerá na quadra da Unidos da Tijuca, na entrada da comunidade.