Por thiago.antunes

Rio - A sétima edição do programa ‘Rio, Cidade sem Fronteiras’, produzido pelos jornais O DIA e ‘Meia Hora’, vai ao ar hoje na TV Alerj (canal 12 da Net), às 21h45, logo após o jornal principal da emissora. Desta vez o programa foi ao Complexo do Alemão, na sede da ONG Educap, debater a importância do empreendedorismo nas favelas.

Na mesa, mediada pelo jornalista André Balocco, estiveram Hélber Venâncio, da AgeRio, agência de microcrédito do estado; Lúcia Cabral, da Educap; Mara Adel, da Feira Solidária do Alemão; Fabiana Xavier, do Sebrae-RJ; e Dálcio Marinho, da ONG Observatório de Favelas.

Fabiana (com microfone)%2C Mara%2C o mediador André Balocco e HélberSwami Barão / Agência O Dia

Um dos destaques desta edição foi o anúncio, por parte da coordenadora do Sebrae, de que até o final deste ano a entidade vai pedir à prefeitura a criação do Polo Gastronômico do Alemão. Segundo Fabiana, a ideia é juntar os restaurantes, bares e bistrôs locais, que têm crescido muito no atendimento aos turistas.

“Já estamos em reuniões para capacitar os empreendedores e pedir a sua criação”, anunciou.
A perspectiva de bater a meta de financiamentos este ano — fixada em sete mil empreendimentos — foi destaque na fala de Hélber Venâncio. O superintendente de microcrédito da agência estadual disse que, caso a média se mantenha, há grandes chances de se chegar a dezembro com 10 mil financiamentos. “A possibilidade existe. Há muita demanda e sou um otimista.”

Você pode gostar