Rio - Da entrada do Morro dos Prazeres até seu topo, uma trilha guiará os turistas pelo ‘Caminho do Grafite’, que será inaugurado hoje. Foram longos seis meses emboçando e pintando 50 casas, com a ajuda gratuita de 45 artistas, orientados por um dos nomes mais badalados da cena carioca: Márcio SWK.
Para Flávio Minervino, um dos coordenadores do projeto com Charles Siqueira, o mais importante não é a favela se tornar atração turística — como todos esperam que venha a acontecer. “O que melhorou foi a autoestima do morador. Tem gente que vive aqui há 30 anos e nunca tinha pintado a fachada de casa. Agora, sente orgulho de mostrar onde vive”, conta. Um dos murais, numa cisterna abandonada logo na entrada do Caminho, faz menção ao teleférico que a comunidade gostaria de receber, já que suas escadarias são íngremes. “Minha mulher não aguenta mais subir o morro.”
Caminho com prazer 1
O Caminho dos Prazeres contou com a boa vontade de moradores e policiais da UPP, que fizeram mutirões. Quem bancou as tintas foi a petroleira francesa Total E&P. “Uma moradora ficou muito feliz, pois seu muro, de 30 metros, estava caindo quando chegamos e pedimos para fazer um mural nele”, conta Minervino. “Foi o que mais deu trabalho.”
Caminho com prazer 2
Curador do Caminho do Grafite, o grafiteiro Márcio SWK , morador da favela, fez questão de ressaltar que a obra não teve qualquer apoio oficial. Ainda à espera da invasão social no morro, diz que se sentiu como se estivesse fazendo um manifesto. “Me inspirei nas casas-tela do Cantagalo”, conta. SWK está expondo na Galeria Homegrown, em Ipanema.
Contra a violência
A festa no Morro dos Prazeres não para no Caminho do Grafite. A ativista Cris dos Prazeres convida para o lançamento da campanha ‘Rio por Elas — uma cidade livre de violência’, que combate a violência contra meninas e mulheres, a partir das 15h, na quadra da comunidade. A campanha é uma realização da ONU Mulheres e da Unicef em diversas comunidades cariocas.
‘Pazcoa' no Alemão
Pelo quinto ano seguido, o jornal ‘Voz da Comunidade’ está promovendo, até o dia 18 de abril, campanha para arrecadar ovos de Páscoa e caixas de bombons para as crianças do Complexo do Alemão. “Esperamos arrecadar pelo menos seis mil itens para doar”, disse Rene Silva, organizador da ação. Rene está preocupado: até o momento a expectativa não é das melhores.
Conferência de economia solidária
Nesta quinta e sexta acontecerá a 3ª Conferência Municipal de Economia Solidária, no auditório da Fecomércio (Rua Marquês de Abrantes 99, Flamengo). A economia solidária está presente em diversas favelas, como os complexos da Maré e do Alemão, que veem na área uma forma para ganhar autonomia financeira. O evento reunirá diferentes setores e segmentos organizados para construir a política pública municipal. A inscrição é gratuita. Para maiores informações e inscrições: baixar http://migre.me/igtP5.
Prêmio no Alemão
A ONG AMA, que ensina dança para meninas do complexo, realiza hoje, às 13h, a entrega do prêmio Mulheres de Atitude 2013, na Praça do Conhecimento, em Nova Brasília.
Festa na Nova Holanda
Hoje, às 9h, o Instituto Vida Real, que promove ações de inclusão social para jovens, completa 10 anos com diversas comemorações. Rua Teixeira Ribeiro, 575, Nova Holanda.
QUADRAS NA ROCINHA
Amanhã, a partir das 12h30, o vice-governador Luiz Fernando Pezão e o secretário de Esportes André Lazaroni, irão a Cachopa, na Rocinha, inaugurar quadras poliesportivas.
Rericlação no Prazeres
No dia 28 a ONG ReciclAção, que trabalha com reaproveitamento de lixo, fará um ano. A festa ocorre na quadra, Rua Almirante Alexandrino 3226 — Morro dos Prazeres, às 17h30.