Por felipe.martins

Rio - A dança mais famosa da periferia ganha ares internacionais a partir de domingo, quando dançarinos do espetáculo ‘Na Batalha’ desembarcam em Nova Iorque para uma curta temporada. Na terça eles estrearão no famoso Lincoln Center, e no sábado irão promover o primeiro baile funk genuinamente carioca na terra do Tio Sam.

Dançarinos do espetáculo ‘Na Batalha’ desembarcam em Nova Iorque para uma curta temporadaPaulo Araújo / Agência O Dia

“Ao fazer a Batalha do Passinho, descobrimos os talentos, quem realmente sabia dançar, e quisemos profissionalizar esses moleques”, justifica o jornalista Julio Ludemir, produtor do musical e criador da Flupp — a Feira Literária das Periferias.

Na bagagem, ele e a trupe de 11 bailarinos, com idades entre 16 e 23 anos, levarão o DJ Sunny Pitbull, dos MCs Júnior e Leonardo e da escola de dança Rennie Harris Puremovement. “Já avisamos à produção que precisa ter muito som na caixa. O batidão vai além de qualquer experiência, é uma necessidade física!”

?
BARREIRA EM OBRAS 

Um imenso calçadão em frente à favela, arborizado e com direito a jardineira e área de lazer. Esta é uma das promessas da prefeitura para os 16 mil moradores da Barreira do Vasco a partir de hoje, quando começam as obras do Morar Carioca na região. A infraestrutura básica, com água, esgoto e drenagem, iluminação e pavimentação, está no pacote.

Os R$ 30 milhões previstos incluem a revitalização de praças, quadras e pontos de encontro que fazem da favela uma das mais festeiras do Rio. A ‘Feirinha da Barreira’ foi destaque na nona edição do Guia das Comunidades. “A gente pensa os projetos de acordo com a necessidade de cada comunidade”, diz o secretário municipal de Habitação, Pierre Batista.

MALUCOS-BELEZA

Qual a origem da energia? De onde ela vem e qual o caminho que percorre até chegar à sua casa? A partir desta quarta-feira, as bibliotecas-parque do Centro, Rocinha, Manguinhos e Alemão começam a responder a estas e outras perguntas à garotada das comunidades, com a ajuda dos cientistas malucos da ‘Mad Science’. O projeto tem o apoio da Light.

CAPOEIRA NO CONGO

Um dos alunos do projeto Gingando Pela Paz, do Viva Rio, no Haiti, está de malas prontas. O jovem Corsário, que ganhou o nome no bastimo da roda de capoeira, vai para o Congo ensinar a arte brasileiríssima aos jovens daquele país. O professor Flávio Saudade, há três anos no Haiti, está empolgado. “A capoeira virou uma tecnologia social brasileira”, diz Flávio.

?LAJÃO GANHA CARA NOVA NO TABAJARAS

A quadra de esportes do Lajão Cultural, no Tabajaras, está de cara nova. Principal espaço cultural da favela de Copacabana, o Lajão é conhecido por suas oficinas de teatro e dança, além de esportes, que foram destaques na décima edição do Guia das Comunidades. A reforma, parceria entre a ONG americana Uncharted Play e a empresa Satrapia, que apoia e investe em inovações pela cidade, entregou um novo piso, paredes e até traves para a comunidade. Comlurb e Amoedo também ajudaram na reforma.

?
AGENDA

SANTA MARTA

Thiago Firmino, do Santa Marta, organiza sábado um pernoite no Mirante Dona Marta. O ponto de encontro será na Rua São Clemente com Rua da Matriz, a partir das 22h30.

GAMBOA

O Grupo Velhos Malandros se apresenta na Praça da Harmonia, domingo, a partir das 14h. Haverá ainda jongo com o Tambor de Cumba e feira de gastronomia. Às 14h.

MARÉ

Criada em Petrópolis, a festa Gotam Grooves chega ao complexo com afrobeat, soul, rap e funk, entre outros ritmos, na Lona Cultural da Maré, sexta-feira, dia 25. Entrada franca.

PRAZERES

A favela mais charmosa de Santa Teresa faz duas versões de seu conhecido ‘Arraiá’ sexta e sábado da semana que vem, a partir das 20h, na quadra da comunidade.

CERRO CORÁ E TUIUTI recebem, sábado e domingo, oficinas de grafite do programa Sesi Cidadania, da Firjan. Os professores Tomaz Viana, o Toz, e Rafo Castro vão ensinar aos jovens as diversas formas de intervenção da arte no meio urbano grafitando alguns pontos das favelas.

Você pode gostar