A partir das 16h a garotada faz sua primeira exposição apresentando os resultados de suas incursões pela comunidade
Por thiago.antunes
Rio - Dezenas de latas de leite em pó recicladas para o bem, 20 crianças com tempo livre de sobra no contraturno das aulas e gente com disposição para mostrar que a fotografia não vive só de selfies e cliques digitais. Depois de quatro meses aprendendo técnicas com câmeras Pinhole, construídas com as tais latas de alumínio, hoje é dia de festa para os jovens de 7 a 13 anos do projeto ‘Mão na Lata’, no Complexo da Maré.
A partir das 16h a garotada faz sua primeira exposição, a ‘Latinhas Mágicas’, no Centro de Artes da Maré, apresentando os resultados de suas incursões pela comunidade. Durante o curso, os participantes aprenderam a confeccionar as câmeras, lacradas com fita isolante, e a buscar os melhores ângulos. A revelação dos negativos também foi ensinada pelos instrutores da mostra, que segue até março do ano que vem. O Centro de Artes da Maré fica na Rua Bittencourt Sampaio 181, Nova Holanda, próximo à Av. Brasil.
Yuka e a Espocc
Publicidade
Marcelo Yuka media hoje debate na Escola Popular de Comunicação Crítica, no Observatório de Favelas, Maré. Baleado na Tijuca em 2000, hoje numa cadeira de rodas, ele falará sobre a importância da segurança como estímulo ao uso do espaço público, ao lado do delegado Vinicius George, do rapper Dudu de Morro Agudo, de Édson Diniz e Raquel Viladino.
São Carlos Papo Reto
Cansados de esperar pelo poder público e tropeçar em lixões pela favela, os jovens do São Carlos foram à luta. Hoje, os meninos do projeto ‘Papo Reto’ lançam a campanha ‘Eu+Você = São Carlos Mais Limpo’ para chamar a atenção sobre a importância de se jogar lixo no lugar certo. A ideia surgiu após pesquisa apontar o lixo como o grande problema da favela.
Trégua no Prazeres
Publicidade
Os consulados de Inglaterra e Alemanha vão reproduzir momento histórico entre suas tropas durante a Primeira Guerra Mundial, quando os soldados deixaram as trincheiras para disputar uma partida de futebol. O episódio, conhecido como ‘Trégua de Natal’, será lembrado terça-feira, no campo do Morro dos Prazeres, com atletas do projeto Premier Skills.
Exemplo de paz
Publicidade
O Premier Skills está na favela há três anos revelando atletas. Além dos cônsules, o secretário de segurança José Mariano Beltrame irá ao evento. Charles Siqueira, coordenador do projeto, está animado. “O episódio mostra que, mesmo na guerra, se pode produzir gestos grandiosos. Espero que o encontro sirva de exemplo de paz para a comunidade.”
A favela e a música erudita no Centro
Publicidade
O que Sebastian Bach, Irvin Berlin e Harold Harlen têm em comum com a favela? O repertório da Orquestra de Cordas da Grota, formada por jovens da comunidade de Niterói, que já revelou grandes músicos eruditos como os gêmeos Wagner e Walter Caldas. Terça-feira a nova geração se apresenta no Centro Cultural da Justiça Federal, no Rio, às 19h. Desta vez os holofotes estarão na dupla de jovens violoncelistas Kely Pinheiro e Jonatas da Silva. Os dois interpretarão, solo, peça de Vivaldi, regidos pelo maestro Nayran Pessanha.
Cais do Valongo
Publicidade
A Grande Companhia Brasileira de Mystérios e Novidades apresenta hoje a peça/cortejo ‘Auto da Saúde’, após pesquisa sobre a história da Zona Portuária. A saída será às 17h do Cais do Valongo.
Crescer e Viver
Publicidade
As inscrições para o Programa de Formação do Artista de Circo, da Escola de Circo Crescer e Viver, estão abertas até quinta no site crescereviver.org.br/escola-de-circo/profac.
EcoModa dá samba
Publicidade
A Escola de Samba Petizes da Penha e o projeto EcoModa apresentam hoje, no Parque dos Patins, na Lagoa, fantasias com material reciclado.
CDD e Supergasbras
Publicidade
A Supergasbras faz festa de Natal para crianças e adolescentes de Caxias e Cidade de Deus quinta-feira, em Magé.
Rodas Culturais
Publicidade
O circuito carioca de ritmo e poesia encerra na quarta-feira as comemorações pelos quatro anos das Rodas Culturais. O encontro será no Centro Cultural João Nogueira, antigo Imperator, no Méier. Após a exibição de curtas e docs, haverá um debate sobre Hip Hop.