Rio - As novidades que não param de pipocar nas favelas do estado serão postas a prova desta terça a quinta-feira, na 1ª Feira Favela Criativa, que premiará 40 empreendedores culturais com R$ 50 mil cada. “É uma iniciativa pioneira e transformadora para reunir o poder público, iniciativa privada e empreendedores”, diz a secretária de Estado de Cultura, Eva Doris.
Durante o encontro, serão apresentadas 53 propostas — entre elas sairão os eleitos. Uma delas é o Festival Janela Cultural, de Priscila Gomes. “Pretendemos levar uma competição de curtas independentes para Manguinhos e, se conseguirmos o apoio, daremos prêmios em dinheiro”, planeja ela, que não esconde a ansiedade. “Será muito importante para nós.”
O Janela Cultural Carioca%2C de Manguinhos%2C é um dos concorrentesDivulgação
A história da Providência também está na competição, com o livro ‘Morro da Favela’. Do fotógrafo Maurício da Hora, promete um resgate da memória da comunidade, voltando até a migração dos remanescentes da Guerra de Canudos, que formaram a favela. “A história da Providência passa por várias ocupações, desde ex-escravos até ex-combatentes de Canudos”, afirma ele, que usará a verba para terminar as pesquisas. “Espero que convença a banca.”
Publicidade
As propostas são bem diversificadas e passam ainda pela Escola de Chorinho do Solar Meninos de Luz, que fica no Pavão-Pavãozinho, e o Buteko Batuque, na Mangueira, além de iniciativas de promoção da cultura funk, como uma enciclopédia, escola, festival, documentários e até uma revista. Os vencedores serão divulgados depois de amanhã.