Rio - A localidade do Rio da Prata, em Campo Grande, é um dos mais agradáveis passeios da região. Ao pé da serra de mesmo nome, possui cachoeiras, muitas árvores frutíferas e exemplares da mata nativa. É também o ponto de partida para muitas trilhas, como a do Pico da Pedra, ponto mais alto da cidade do Rio de Janeiro, com 1.024 metros, Ilha de Guaratiba, Vargens Grande e Pequena e outras menores.
O passeio se conecta com o polo gastronômico do Rio da Prata, instituído pela prefeitura. São vários bares e restaurantes em torno da praça e que ficam lotados nos finais de semana. Além de muito verde em volta, o Largo do Rio da Prata reúne três monumentos históricos: a igreja, o coreto e uma bica tombados. Lembra uma cidade do interior.
Fica ao final da Estrada do Cabuçu, estrada que começa no centro de Campo Grande. Só é preciso tomar cuidado para não confundir com a localidade de mesmo nome que existe em Bangu, do outro lado da montanha, caso contrário o visitante irá perder mais uns 20 a 30 minutos se for de carro.