Por tamyres.matos

Rio - Um lugar muito bacana para se conhecer na Ilha de Guaratiba é a Biblioteca Comunitária José Vieira Filho. Localizada em um espaço com muito verde em volta, a biblioteca é mantida pelo casal Cid e Ieda Thomé, com apoio de algumas instituições, e hoje conta com um acervo de milhares de livros, além de oferecer diversos cursos gratuitos para a comunidade, como Contação de histórias, Auxiliar de biblioteca, Informática, Escolhinha de futebol, entre outros. A biblioteca também promove saraus, concursos de poesia, eventos musicais etc.

A Biblioteca Comunitária José Vieira Filho fica na Avenida Gaspar de Lemos, 12. Telefone: 3427-3487 e 9623-9871. E-mail: iedathome@oi.com.br. E como a Ilha de Guaratiba é considerada hoje um polo paisagístico, vale a pena, depois de visitar a biblioteca, conhecer alguns dos muitos hortos que existem na região, quase todos mantidos por pessoas que trabalharam com o grande paisagista Roberto Burle Marx, que morou na região por muito tempo e ensinou o seu trabalho a todos que o acompanharam.

Um dos mais conhecidos é o Horto Rio Verde, de Evanir de Souza, que trabalhou por 27 anos com Burle Marx, tem mais de 500 espécies de plantas ornamentais e frutíferas e muito material para jardinagem. O passeio pelo horto, da mesma forma que no espaço da biblioteca, rende sem dúvida muitas fotos bacanas.

O Horto Rio Verde fica na Estrada Teodoreto de Camargo, 171. Telefone: 2410-1396.

Você pode gostar