Casa Suíça, que tem a missão de divulgar a história da imigração suíça de 1819 e 1820, como também resgatar tradiçõesReprodução
A Comissão de Educação e Cultura (CE) aprovou nesta terça-feira (14) projeto de lei que concede ao município de Nova Friburgo o título de "Suíça Brasileira". O município nasceu no contexto da imigração suíça para o Brasil, no século 19.
O PL 6.207/2023, da Câmara dos Deputados, recebeu relatório favorável do senador Romário (PL-RJ), e segue para sanção presidencial, salvo se houver recurso para análise em Plenário.
Como justificativa, o autor, deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), ressaltou o incentivo ao turismo e o reconhecimento da identidade cultural local do município com a sua história.
Para o relator, o projeto é pertinente e se justifica pela fundação da Colônia de Nova Friburgo, considerada o marco inicial da imigração suíça no Brasil.
"Os primeiros imigrantes suicos chegaram entre 1819 e 1820 e se instalaram na regiao, localidade de clima ameno e paisagens montanhosas que lembrava o ambiente alpino do pais europeu. Em homenagem ao Cantao de Friburgo, de onde quase metade dos colonos era originaria, foi atribuido o nome de Nova Friburgo a sede da povoação", destacou o relator.
Romário também afirmou que a cidade mantém viva a cultura e tradições de seus fundadores por meio de festivais gastronômicos e feiras, além de a legislação estadual já ter conferido título semelhante à cidade desde 2017.
Fonte: Agência Senado
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.