Trecho da Borges de Medeiros será fechado para obras do Metrô
Intervenções começam neste sábado e fazem parte do projeto de construção da linha 4 (Ipanema-Barra)
Por adriano.araujo, adriano.araujo
A construção da Estação Jardim de Alah da linha 4 do Metrô modificará o trânsito no Leblon, na Zona Sul, a partir deste sábado. As principais mudanças vão acontecer na Avenida Borges de Medeiros, que será interditada na altura da Avenida Ataulfo de Paiva.
O consórcio que administra a obra construiu uma ponte metálica, com duas faixas, que passa por cima do canal do Jardim de Alah fazendo a ligação do bairro do Leblon à Ipanema. A previsão é que as vias sejam liberadas apenas em julho do ano que vem.
Outra interdição na Borges de Medeiros será pista interna, na altura da Rua Professor Antônio Maria Teixeira. A pista externa, neste trecho, operará em mão invertida.
Para minimizar os impactos, a Avenida Epitácio Pessoa terá a mão invertida. O novo sentido será da praia em direção à Lagoa Rodrigo de Freitas. Quem vier da Barra da Tijuca ou do Túnel Rebouças, precisará usar esse caminho.
A Avenida Henrique Dumont também terá o fluxo invertido e operará da Avenida Vieira Souto sentido Lagoa. Nesses trechos será proibido estacionar entre 6h às 21h.
A Cet-Rio informou que já na próxima segunda-feira, 15 painéis móveis estarão distribuídos na região para orientar os motoristas. Quando o novo sistema entrar em operação, 45 agentes da Cet-Rio e da Guarda Municipal estarão no Leblon para controlar a fluidez do trânsito.
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Intervenções vão até 2014
As intervenções no Leblon para as obras da Linha 4 do Metrô foram iniciadas em novembro de 2012, com o fechamento de dois trechos da Av. Ataulfo de Paiva, entre a R. General Venâncio Flores e a Av. Bartolomeu Mitre e entre as avenidas Afrânio de Melo Franco e Borges de Medeiros. A previsão é de que os pontos interditados sejam liberados em meados de 2014.
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Menos 2 mil carros por hora
O Leblon já sofreu alterações no trânsito em novembro do ano passado quando a Avenida Ataulfo de Paiva foi fechada entre a Rua General Venâncio Flores e a Bartolomeu Mitre, e entre as Avenidas Afrânio de Melo Franco e Borges e Medeiros.
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A Linha 4 do metrô ligará a Zona Sul à Barra da Tijuca e contará com seis estações. O custo total da obra é de R$ 8 bilhões.
A estimativa é que quando entrar em operação, no primeiro semestre de 2016, 300 mil pessoas utilizem a linha por dia, e que dois mil carros sejam retirados da rua por hora, no horário de pico.