Por tamyres.matos

Rio - Um engavetamento envolvendo três ônibus do Bus Rapid Transit (BRT), deixou 36 feridos no final da noite desta terça-feira. O acidente, o mais grave desde o início da implantação dos corredores expressos para os ônibus articulados no Rio, aconteceu na pista central Avenida das Américas, próximo à Estação Guignard, no Recreio dos Bandeirantes, sentido Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio. Um dos motoristas está internado em estado grave. A via ficou interditada por quase quatro horas.

Segundo testemunhas%2C os três ônibus articulados engavetaram em um sinal na Avenida das AméricasAlexandre Brum / Agência O Dia

Diversos veículos do Corpo de Bombeiros foram acionados ao local e mais de cinco ambulâncias participaram do socorro às vítimas. De acordo com policiais do 31º BPM (Recreio dos Bandeirantes), 11 feridos foram levados para o Hospital Lourenço Jorge, na Barra da Tijuca, e 11 para o Hospital Municipal Miguel Couto, no Leblon, Zona Sul do Rio. Outras nove pessoas foram atendidas no local e liberadas.

De acordo com testemunhas, o coletivo da Viação Algarve não articulado,seguia à frente e parou no sinal de trânsito, pouco antes da estação Guignard. Um ônibus articulado da Expresso Pégaso parou atrás. Outro veículo de mesmo modelo e empresa bateu violentamente contra a traseira do segundo. Com o impacto, o primeiro veículo foi projetado cerca de 100 metros à frente.

"Só senti o impacto. O outro sinal estava aberto, mas não passou carro nenhum naquele momento. Foi a sorte", contou aliviado o motorista da Viação Algarve que não se identificou e não se feriu. Segundo ele, o colega do ônibus que provocou o acidente foi retirado das ferragens pelos bombeiros. Identificado como Wanderson da Silva Oliveira, de 38 anos, a vítima sofreu fraturas e está internada no Hospital Lourenço Jorge. O condutor do segundo ônibus está em observação na mesma unidade.

Vários passageiros receberam os primeiros socorros no local do acidente por equipes de bombeirosAlexandre Brum / Agência O Dia

A vigilante Joselita dos Santos Oliveira, de 39 anos, estava com uma amiga no ônibus articulado que provocou o acidente. Ela ia para o Terminal Rodoviário Alvorada, na Barra, e de lá seguiria para casa em Belford Roxo, na Baixada Fluminense. Ela não soube explicar o que causou a batida, mas narrou os momentos de pânico e de solidariedade entre os passageiros.

"Era todo mundo tentando sair com o ônibus apagado. Uma gritaria, mas todos tentando ajudar o outro. Alguém tentou quebrar o vidro para facilitar. Quando consegui sair, desmaiei no gramado do canteiro central", relembrou emocionada a funcionária da Hércules Segurança. Ela sofreu um corte na cabeça e levou cinco pontos, além de escoriações nas pernas.

Joselita dos Santos Oliveira%2C de 39 anos%2C sofreu corte na cabeçaAlexandre Vieira / Agência O Dia

Segundo a assessoria de comunicação do BRT, as causas do acidente ainda são desconhecidas. Peritos da Polícia Civil estiveram no local e recolheram o tacógrafo do ônibus que provocou o engavetamento. O aparelho registra a velocidade do ônibus. O caso será investigado pela 42ª DP (Recreio dos Bandeirantes), onde foi registrada a ocorrência.

A pista central da Avenida das Américas foi liberada por volta das 2h.

Histórico de mortes e acidentes

Tido como solução para o transporte de massa no Rio com vistas à Copa do Mundo e às Olimpíadas de 2016, o BRT Transoeste, primeiro de quatro corredores de ônibus projetados pela Prefeitura do Rio, enfrenta reclamações de superlotação, acidentes na via exclusiva como o de ontem e atropelamentos de pedestres.

Desde a estreia do sistema, há pouco mais de um ano, que tem como objetivo estabelecer uma conexão direta entre os bairros da Barra da Tijuca e de Campo Grande, na Zona Oeste, os ônibus articulados já provocaram as mortes de sete pessoas. A última vítima fatal foi José Reis, 52, atropelado por um ônibus articulado no dia 3 de junho, na altura da estação Interlagos, na Barra.

No dia 4 do mês passado, outro ônibus do corredor BRT atingiu um carro na Avenida das Américas, próximo à Estação Guiomar de Novais, no Recreio, deixando duas pessoas feridas.

Você pode gostar