Rio - Em função da interdição do Elevado da Perimetral, que acontecerá no próximo sábado, a SuperVia disponibilizará, a partir desta segunda-feira, partidas extras para atender à demanda de passageiros do ramal Saracuruna.
Uma composição sairá de Gramacho com destino à Central do Brasil, às 6h12, e outra composição sairá da estação São Cristóvão, sentido Gramacho, às 17h24. Também em São Cristóvão, serão oferecidos os serviços para o ramal Japeri às 17h44 e 18h04, além de mais um trem, às 18h12, para Gramacho.
As novas viagens extras visam atender o aumento do fluxo de clientes que chegarão à estação São Cristóvão saindo dos bairros da Zona Sul. A concessionária irá monitorar o impacto destas ações no fluxo de passageiros e poderá ajustar o planejamento de trens de acordo com a demanda.
Intervenções do plano de mobilidade do Porto começaram
Neste sábado, a Prefeitura deu início ao novo sistema de mobilidade urbana do Porto Maravilha. O objetivo é amenizar os impactos da interdição parcial do Elevado da Perimetral, na Zona Portuária, que começa, no dia 19 de outubro, a primeira fase, com fechamento do trecho que vai do Gasômetro à Praça Mauá, para demolição da via.
Desde o início da manhã, uma faixa reversível já foi implantada na Avenida Presidente Vargas, no Centro, que passa a dispor, a partir de segunda-feira, de mais uma faixa sentido Praça XV, na pista que vai da Candelária em direção à Leopoldina. As alterações serão sinalizadas através de placas eletrônicas e por técnicos do Centro de Operações. Além disso, agentes de trânsito fazem campanha pela conscientização do uso da faixa de pedestres na via, na altura da Central do Brasil.
Ainda hoje, outras medidas serão adotadas como a alteração de itinerário de ônibus municipais e intermunicipais na região portuária; além ações para mobilização para que os motoristas usem ônibus executivo em alternativa ao automóvel ou opte por rotas alternativas ao Centro, para chegar em demais pontos da cidade.
Já na segunda-feira, começa a restrição de carga e descarga, e de estacionamento, no Centro. O modelo será semelhante ao adotado pela Secretaria Municipal de Transportes para a Copa das Confederações e, inclui, até a Avenida Beira-Mar.