Por thiago.antunes

Rio - Moradores dos bairros de Realengo, Bangu, Campo Grande Santíssimo e Deodoro, na Zona Oeste, estão sem luz na tarde desta segunda-feira. Segunda a assessoria da Light, o fornecimento foi interrompido por volta das 15h. De acordo com a empresa, um incêndio que atingiu duas linhas de alta tensão no Parque Nacional da Pedra Branca foi a causa do problema.

Este incêndio também causou danos em alguns componentes das linhas da Light e da subestação de Jacarepaguá, de Furnas. Ainda segundo a concessionária, técnicos da empresa trabalham para restabelecer o fornecimento de energia nas áreas atingidas.

A falta de luz assustou os funcionários do fórum de Bangu, invadido por bandidos semana passada. O expediente acabou mais cedo para acalmar os ânimos. O comércio da região foi afetado. Segundo Fernando Eugênio Saulo, que trabalha numa pastelaria na Rua Silva Cardoso, em Bangu, o estabelecimento teve que fechar as portas mais cedo. “Vamos encerrar às 18h, geralmente nosso horário é 21h. As bebidas estão quentes, não podemos mais fazer salgados. E o prejuízo?”, questionou Fernando Eugênio. Moradores protestaram pela Internet contra a Light. No começo da noite, um boato de que a luz só voltaria hoje aumentou a preocupação.

Shoppings e supermercados tiveram que fechar as portas mais cedo. Via Facebook, Elaine Quiroga relatou que sua filha grávida de oito meses não pode ser atendida no Hospital da Mulher Mariska Ribeiro, em Bangu, por falta de gerador. A Secretaria Municipal de Saúde esclareceu que a unidade possui o gerador e todos os serviços essenciais estavam funcionando, mas admitiu que houve demora na elaboração das fichas.

O trânsito foi muito prejudicado. “A Av. Santa Cruz ficou um caos. Nada funciona, nem os sinais de trânsito”, relatou Douglas Monteiro, que saiu de Campo Grande às 18h em direção ao Centro. De acordo com o Centro de Operações da prefeitura, as retenções do tráfego ocorreram mais em Santíssimo e Bangu.

Você pode gostar