Rio - Os usuários da SuperVia enviaram reclamações para o perfil no Twitter do O DIA 24 HORAS (@odia24horas) relatando atrasos nas viagens, na manhã desta terça-feira. Segundo o seguidor Cassio Lyra Alves (@Cassiolyra), um trem apresentou problema na estação Anchieta, correspondente ao ramal Japeri.
Ainda de acordo com o passageiro, uma composição estava sendo revisada por técnicos da concessionária na Estação Deodoro. "Problema de novo é muita sorte para dois dias seguidos né!", exclamou.
Outros seguidores também reclamaram dos atrasos. O passageiro Guilherme Galvão Lopes (@guilhermerussao) relatou a superlotação das estações. "Estou em Anchieta e a estação está LOTADA. Os trens estão hiperlotados!", declarou. Já a seguidora Edna Rocha (@Ednaomr) exclamou "Bom dia! Não tem trem regular. A @SuperVia_trens ta se arrastando hoje no ramal Japeri".
Procurada por nossa equipe de reportagem, a SuperVia negou a ocorrência de problemas e atrasos nos ramais nesta manhã. Embora, a assessoria de imprensa da concessionária ter declarado que não houve o registro de ocorrências, em resposta a reclamação da seguidora Edna Rocha, no perfil da empresa no Twitter, eles responderam que os atrasos eram causados devido a operação Portas Fechadas, em Deodoro, que tem o objetivo de reprimir passageiros que impedem o fechamento das portas dos trens durante as viagens.
É o segundo dia consecutivo que o ramal Japeri apresenta problemas. Ontem, um trem apresentou defeito no pantógrafo, equipamento que faz a ligação entre a composição e a rede aérea, na Estação São Cristóvão.
De acordo com a SuperVia, os passageiros desembarcaram na plataforma da estação e seguiram viagem em outra composição. Segundo o concessionária, houve atrasos porque os trens precisavam aguardar ordem de circulação para seguir viagem. O trem com avaria passou por manutenção da equipe técnica e foi retirado de circulação.
Mais tarde, por volta do meio-dia, um trem do ramal Deodoro apresentou problemas na tração quando passava pela estação São Francisco Xavier, no sentido Central do Brasil.
Segundo a empresa, os passageiros desembarcaram na estação e seguiram viagem em outras duas composições que passaram às 12h08 e 12h26. Ainda de acordo com a SuperVia, não houve atraso.
Felipe Freitas (@freitas_113) usou o Twitter para reclamar de atrasos nos ramais de Saracuruna e Gramacho, conforme aviso colocado na Estação Penha Circular por funcionários da SuperVia. A concessionária foi procurada para falar do possível atraso pela manhã, mas não se pronunciou.