Por bianca.lobianco
Rio - Junto com a camada de espuma que se espalhou pelo litoral, nesta segunda-feira, veio a preocupação sobre a balneabilidade das praias. De acordo com o último boletim do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), divulgado na última sexta-feira, o Rio tem 10 praias próprias para o banho entre a Barra e Zona Sul.
O Inea indicava condições para banho nas praias de Grumari, Prainha, Pontal de Sernambetiba, Recreio, Barra da Tijuca, Ipanema, Arpoador, Copacabana, Leme e Vermelha. Não estão recomendadas as praias de Barra de Guaratiba, Quebra-mar até Pepê, Pepino, São Conrado, Leblon, Diabo, Urca, Botafogo e Flamengo.
Publicidade
Em Ipanema e no Arpoador, apesar do mau cheiro relatado por banhistas na semana passada, as análises do instituto apontaram que não houve qualquer despejo de esgoto na água. Como foi verificada a presença da microalga Tetraselmis sp, o mau cheiro pode ter sido causado pelo início da decomposição da mesma, associada aos resíduos resultantes da sua elevada frequência na praia nos últimos dias.
Já no Leme, a mancha vista antes da virada do ano foi decorrente de uma floração da mesma alga Tetraselmis sp, que dá uma coloração acastanhada à água.
Publicidade
O Inea faz duas coletas de água por semana para avaliação. Hoje deve ser divulgado um novo boletim sobre a situação da balneabilidade das praias cariocas. O órgão orienta que os banhistas evitem o banho de mar após fortes chuvas.