Mais Lidas

Apesar de espuma no mar, saiba quais praias estão próprias para banho

Instituto Estadual do Ambiente (Inea) orienta que banhistas não entrem no mar após fortes chuvas

Por bianca.lobianco

Rio - Junto com a camada de espuma que se espalhou pelo litoral, nesta segunda-feira, veio a preocupação sobre a balneabilidade das praias. De acordo com o último boletim do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), divulgado na última sexta-feira, o Rio tem 10 praias próprias para o banho entre a Barra e Zona Sul.

O Inea indicava condições para banho nas praias de Grumari, Prainha, Pontal de Sernambetiba, Recreio, Barra da Tijuca, Ipanema, Arpoador, Copacabana, Leme e Vermelha. Não estão recomendadas as praias de Barra de Guaratiba, Quebra-mar até Pepê, Pepino, São Conrado, Leblon, Diabo, Urca, Botafogo e Flamengo.

Em Ipanema e no Arpoador, apesar do mau cheiro relatado por banhistas na semana passada, as análises do instituto apontaram que não houve qualquer despejo de esgoto na água. Como foi verificada a presença da microalga Tetraselmis sp, o mau cheiro pode ter sido causado pelo início da decomposição da mesma, associada aos resíduos resultantes da sua elevada frequência na praia nos últimos dias.

Já no Leme, a mancha vista antes da virada do ano foi decorrente de uma floração da mesma alga Tetraselmis sp, que dá uma coloração acastanhada à água.

O Inea faz duas coletas de água por semana para avaliação. Hoje deve ser divulgado um novo boletim sobre a situação da balneabilidade das praias cariocas. O órgão orienta que os banhistas evitem o banho de mar após fortes chuvas.

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia