Por bianca.lobianco
Rio - O prefeito Eduardo Paes anunciou, nesta sexta-feira, novas mudanças no trânsito do Centro do Rio. A ação dá início à segunda etapa de remoção do Elevado da Perimetral, no dia 25 de janeiro, quando a via será fechada definitivamente ao trânsito às 22h.
Para minimizar os impactos das obras no trânsito, um novo esquema de tráfego na região do Centro será montado. Na sexta-feira, dia 24 de janeiro, haverá proibição de estacionamento em diversas ruas, com redução de mil vagas
Publicidade
"Nossa principal recomendação aos cariocas e fluminenses é que deixem de ir de carro ao Centro da cidade", disse o prefeito, que explicou que é fundamental que a população entenda as modificações que estão sendo realizadas no Centro.
Outra mudança radical ocorrerá no dia 8 de fevereiro, quando a Avenida Rio Branco, a partir da Avenida Presidente Vargas, passará a operar em mão dupla exclusiva para táxis e ônibus com ligação direta com o Aterro do Flamengo. Carros de passeio não poderão circular pela via. No mesmo dia, o Mergulhão da Praça XV também será interditado. 
Publicidade
"Estamos entrando em um caminho sem volta em relação à Perimetral. Quanto mais rápido forem as ações, menos tempo vamos ficar impactados pelas mudanças. A compreensão da população foi muito importante para a primeira etapa dos projetos", disse Paes.
Em relação aos transtornos de trânsito na cidade, Paes foi taxativo quando afirmou que o caos já existia e pediu mais uma vez a compreensão da população. "Tudo isso está sendo feito para sair da situação de caos. Por isso eu peço às pessoas mais uma dose de sacrifício para esta próxima etapa".
Publicidade
Confira as principais interdições 
- A partir do dia 1º de fevereiro, a Avenida Rio Branco, entre a Praça Mauá e a Avenida Presidente Vargas, passa a operar apenas no sentido Praça Mauá.
Publicidade
- No dia 8, os ônibus municipais também terão seus itinerários alterados. Com a Avenida Rio Branco e o Mergulhão da Praça XV fechados, os veículos particulares terão dois trajetos preferenciais: 
- No sentido Aterro/Castelo: Via Binário/Rua Camerino ou Avenida Presidente Vargas, Avenida Passos, Avenida República do Paraguai, Rua Teixeira de Freitas e Aterro do Flamengo;
Publicidade
- No sentido Praça Mauá/Via Binário do Porto: Avenida Presidente Antônio Carlos, Rua Primeiro de Março, Rua Visconde de Inhaúma, Avenida Rio Branco e Via Binário do Porto;
No sentido Zona Sul/Centro: Túnel Santa Bárbara e Túnel Rebouças.
Para os veículos de passeio vindos da Avenida Presidente Vargas e Binário/Camerino em direção à região do Castelo, Praça XV, Lapa e Glória, o último acesso é pela Av. Passos.
Publicidade
O acesso à Avenida Graça Aranha e adjacências poderá ser feito pela Avenida Passos, Rua Sete de setembro, Rua Uruguaiana e Avenida Nilo Peçanha.
O acesso à Rua Dom Gerardo, a partir do Binário, será feito pelas ruas Acre e Marechal Floriano e pela Avenida Rio Branco.
Publicidade
O acesso à Rua do Passeio passará a ser feito pela República do Paraguai, Mestre Valentim e Luiz de Vasconcelos.
Os veículos que acessam a Avenida República do Paraguai vindos da Lapa deverão seguir pela Avenida Mem de Sá.
Publicidade