Rio - Quem está torcendo por uma chuva para refrescar o calorão vai ter que esperar, pelo menos, mais uma semana. Segundo o Climatempo, não há previsão de precipitação para a cidade do Rio de Janeiro até 18 de fevereiro. Já são 24 dias sem chuva. Este ano, foram só quatro registros: dias 1º, 2, 16 e 17 de janeiro. E o calor não vai dar trégua. A tendência, de acordo com o Climatempo, é de mais recordes nas altas temperaturas.
Neste domingo, a máxima registrada na estação de Santa Cruz foi de 40,4 graus. No sábado, o recorde de 2014 até agora: 41,2 graus. “A massa de ar seco e quente que está sobre a região bloqueia a chegada de frentes frias e ciclones. E temos, ainda, ventos quentes que sopram do Norte. Por tudo isso, a tendência é de mais recordes de temperatura durante esta semana”, explica o meteorologista do Climatempo, César Soares.
E se uns querem chuva, outros desejam mesmo é ver o sol brilhar. Para Jorge Olímpio Guimarães, de 36 anos, que trabalha em uma barraca na praia do Arpoador, o calor é um ótimo negócio. “Para mim, está ótimo sem chuva. Trabalho mais e o meu emprego fica garantido.”
A família Souza também prefere o calor. Pai, mãe, filha e dois netos foram até o Arpoador assistir ao pôr do sol. “Temos deixado de vir à praia por causa do calor excessivo, mas preferimos os dias de sol. Assim, todos aproveitam”, disse Antônio Carlos Pereira de Souza, de 50 anos.