Rio - A menos de 500 metros do Centro de Operações da Prefeitura do Rio, um estacionamento irregular chama atenção de quem tenta pegar ônibus no Estácio, Zona Norte da cidade. No ponto do BRS Estácio-Carioca, localizado na Rua Frei Caneca, em frente à Primeira Igreja Batista do Rio de Janeiro e próximo ao Hospital Central da Polícia Militar, a reportagem de O DIA flagrou carros estacionados nesta segunda e terça-feira.
Somente hoje, cerca de 13 veículos estavam parados no local reservado aos ônibus em suas paradas. As duas placas indicando a proibição do estacionamento não intimidaram os motoristas.
Procurada pela reportagem, a Guarda Municipal, que é responsável pela fiscalização no local, disse apenas que "a região citada na denúncia conta com fiscalização constante dos agentes de trânsito, realizada através de patrulhamento em horários aleatórios". Não foi o que a reportagem observou.
Ainda no mesmo local, em frente ao ponto de ônibus, na Praça Reverendo Álvaro Reis, carros estacionados em uma cedência de passagem também chamam a atenção de quem passa por ali. Segundo a Guarda Municipal, esta faixa da Praça Reverendo Álvaro Reis trata-se de uma marca de canalização, que marca a acomodação para início de canteiro central.
Ainda de acordo com a GM, o estacionamento é proibido e os motoristas podem ser infracionados por estacionamento no canteiro central, que é uma infração de trânsito grave, com penalidade de multa no valor de R$ 127,69, e medida administrativa de remoção do veículo. O condutor ainda perde cinco pontos na carteira de motorista.
A Guarda Municipal não informou se os donos dos veículos estacionados nos locais proibidos foram multados ou se enviou uma equipe ao local.