Rio - Um protesto fechou a Avenida das Américas, na altura da Estação do BRT Mato Alto, em Guaratiba, e interrompeu a circulação do Transoeste nos dois sentidos por quase cinco horas na manhã desta quinta-feira. O trânsito ficou caótico na região. A manifestação começou por volta das 7h30. Houve confronto entre manifestantes e PMs.
>>> GALERIA: Protesto para o trânsito, interrompe BRT e acaba em confronto com a PM
Pelo menos 100 pessoas estiveram no local e impediram a passagem dos veículos articulados e de outros veículos que estavam na pista comum. De acordo com uma passageira, que estava na estação esperando um ônibus do corredor, os manifestantes impediram a passam dos 'ligeirões'. O protesto é contra a superlotação e atrasos no sistema.
Procurado, o consórcio BRT Transoeste informou que enviou equipes para negociar com os manifestantes, mas tiveram dificuldades para chegar ao local por conta do trânsito. No Twitter, o BRT informou que "Os intervalos estavam regulares até ocorrer a manifestação".
Devido ao bloqueio, uma enorme fila de ônibus articulados se formou na via e passageiros eram obrigados a descer no local. Outros ficaram presos dentro dos veículos parados no trânsito.
Pelo menos 135 mil passageiros, número diário recebido no corredor expresso, são prejudicados com a interrupção da circulação. A frota do Transoeste conta com 103 ônibus articulados e 25 não articulados.
Já os outros veículos que usam a pista comum estavam sendo desviados para a Estrada da Matriz, no sentido Pedra de Guaratiba. A CET-Rio está no local. Além do trânsito complicado na Avenida das Américas, houve reflexos na Estrada da Capoeira Grande e na Estrada do Magarça, em Guaratiba, no sentido Barra. A interdição também afetou os bairros de Sepetiba, Guaratiba, Pedra de Guaratiba e Santa Cruz.