Por adriano.araujo

Rio - As ruas na região do Centro do Rio voltarão a ser fechadas a partir da 0h deste sábado para o desfile das escolas de samba campeãs na Marquês de Sapucaí. A novidade fica por conta do não fechamento da Via Binário, sendo apenas interditada durante a passagem dos carros alegóricos. O estacionamento estará proibido na região do Sambódromo.

As duas pistas centrais da Avenida Presidente Vargas, no trecho entre a Praça da República e a Passarela do Metrô Cidade Nova, serão fechadas para a chegada dos carros alegóricos. Também serão interditadas as vias no entorno imediato do Sambódromo, inclusive Benedito Hipólito, para preparação do desfile.

Unidos da Tijuca, campeã do Carnaval, desfila neste sábado novamente na AvenidaCarlos Moraes / Agência O Dia

Às 13h de sábado será fechado o acesso à Avenida Presidente Vargas a partir da Avenida Francisco Bicalho e da Praça da Bandeira, assim como a Avenida Presidente Vargas, pista lateral no sentido Praça da Bandeira/Centro até a Praça da República. Neste horário as demais vias do entorno ao Sambódromo também serão fechadas, entre elas a Rua Afonso Cavalcanti, a Av. Salvador de Sá, Rua Estácio de Sá e Rua Frei Caneca, quando o fluxo direcionado ao Centro será desviado para a Rua Itapiru (veículos procedentes da Avenida Francisco Bicalho e da Praça da Bandeira).

Será fechado ainda o acesso a Avenida Paulo de Frontin (sob o viaduto), sendo o trânsito desviado para a Rua Santa Alexandrina. Às 14h será interditada O Elevado 31 de Março. Às 17h será fechada a Rua de Santana e as áreas de estacionamento da Rua Frei Caneca na área do setor ímpar.

Rotas alternativas

1 – Os veículos procedentes da Av. Francisco Bicalho com destino ao Centro da cidade deverão seguir pela Av. Paulo de Frontin, Rua Estrela, Rua Itapiru e, sob a saída do Túnel Santa Bárbara, acessar o Túnel Martins de Sá.

2 – Os veículos procedentes da Praça da Bandeira, com destino ao Centro, deverão acessar a Rua do Matoso, Rua Haddock Lobo, Av. Paulo de Frontin, Rua Estrela, Rua Itapiru e, sob a saída do Túnel Santa Bárbara, seguir pelo Túnel Martins de Sá até a Rua do Riachuelo.

3 – Os veículos procedentes da Av. Brasil, com destino ao Centro, deverão utilizar a Via Binário, Rua da Gamboa, Rua Pedro Ernesto, Rua Sacadura Cabral e Rua Camerino e Avenida Passos.

4 - Os veículos procedentes da Praça da Bandeira em direção ao Centro ou Botafogo pelo Túnel Santa Bárbara deverão seguir a Rua do Matoso, Rua Haddock Lobo, Av. Paulo de Frontin, Rua Estrela, Rua Itapiru, Rua Dr. Agra e Túnel Martins de Sá, para o Centro. Para Botafogo, é seguir o mesmo trajeto até a Rua Dr. Agra e pegar o retorno para acessar o Túnel Santa Bárbara.

5- Optar sempre pelo uso do transporte público coletivo, seja Metrô, Trens, Barcas ou Ônibus no acesso ao Centro e ao Sambódromo, principalmente neste ano com o aumento da área interditada para obras.

Quem estacionar na região será rebocado. A Secretaria de Ordem Pública (Seop) atuará com reboques baseados em pontos estratégicos e circulando na área de abrangência do evento com a finalidade de reprimir o estacionamento irregular e garantir a fluidez do tráfego. Os veículos estacionados irregularmente serão removidos para os depósitos públicos municipais.

Vinte reboques (leves e pesados) da CET-Rio também serão posicionados para desobstrução das vias em caso de quebra de algum ônibus ou outro veículo.

Como chegar

Para acessar a área do Sambódromo, a CET-Rio recomenda a utilização de transporte público coletivo regulamentado:

Metrô

Quem vai para os setores pares devem utilizar as estações Cidade Nova, Estácio e Praça Onze e os setores ímpares utilizar a estação Central.

Trem

Deverão utilizar a estação Central do Brasil.

Ônibus

Mais de 50 linhas passam pela área do evento, vindo de várias regiões da cidade. Atenção aos desvios no entorno.

Táxis

Até 22 horas, acesso regular ao entorno do Sambódromo somente para desembarque de passageiros. Após este horário, os táxis só terão acesso aos bolsões de estacionamento nos pontos de embarque para a saída do Sambódromo.

Você pode gostar