Por camila.borges

Rio - Por conta dos desfiles das Campeãs, neste sábado, e do Monobloco, na manhã de domingo, o metrô ficará aberto, sem interrupção, das 5h do sábado até as 23h de domingo. Segundo o MetrôRio, esse esquema especial funcionará para atender a demanda de foliões nos dois dias. Ainda de acordo com a concessionária, os trens da Linha 2 farão o trajeto direto entre Pavuna, Zona Norte da cidade, e General Osório, em Ipanema, na Zona Sul, sem transferência. As estações Presidente Vargas e Catete fecharão à 0h de domingo e reabrirão somente na segunda-feira, dia 10. 

Segundo a empresa, a Estação Cinelândia estará fechada durante todo o domingo em função do desfile do Monobloco, que acontece na Avenida Rio Branco. Como opção, os foliões terão as estações Carioca e Uruguaiana. 

Para os que vão assistir ou desfilar na Marquês de Sapucaí, a concessionária recomenda que os foliões embarquem e desembarquem nas estações Central do Brasil e Praça Onze. Quem vai assistir ao desfile nos setores do lado ímpar ou desfilar nas escolas que se concentram perto do edifício Balança Mas Não Cai, devem sair pela Estação Central.

A Estação Praça Onze é destinada aos que adquiriram ingressos para os setores pares ou irão participar das escolas que se preparam do lado do edifício dos Correios. Para os foliões que irão para o Terreirão do Samba, a Estação Central é a indicada.

Desfile do Monobloco

Para agilizar o atendimento aos foliões, a Estação Carioca contará com bilheterias na área externa da estação, junto ao acesso principal, na Avenida Rio Branco. Não haverá venda de cartões nas bilheterias internas. A concessionária recomenda que os foliões comprem suas passagens antecipadamente.

Horários de funcionamento das demais estações

As estações Uruguaiana e Maracanã fecharão à 0h de domingo e reabrirão às 7h do mesmo dia. As estações São Francisco Xavier, Flamengo, São Cristóvão, Triagem, Maria da Graça, Inhaúma, Engenho da Rainha, Thomaz Coelho, Colégio, Coelho Neto, Acari/Fazenda Botafogo e Engenheiro Rubens Paiva, todas na Zona Norte, terão suas bilheterias fechadas entre 0h e 5h de domingo. 

Ruas do Centro voltam a ser fechadas 

As ruas na região do Centro do Rio voltaram a ser fechadas a partir da 0h deste sábado para o desfile das escolas de samba campeãs na Marquês de Sapucaí. A novidade fica por conta do não fechamento da Via Binário, sendo apenas interditada durante a passagem dos carros alegóricos. O estacionamento estará proibido na região do Sambódromo.

As duas pistas centrais da Avenida Presidente Vargas, no trecho entre a Praça da República e a Passarela do Metrô Cidade Nova, foram fechadas para a chegada dos carros alegóricos. Também serão interditadas as vias no entorno imediato do Sambódromo, inclusive Benedito Hipólito, para preparação do desfile.

Às 13h deste sábado será fechado o acesso à Avenida Presidente Vargas a partir da Avenida Francisco Bicalho e da Praça da Bandeira, assim como a Avenida Presidente Vargas, pista lateral no sentido Praça da Bandeira/Centro até a Praça da República. Neste horário as demais vias do entorno ao Sambódromo também serão fechadas, entre elas a Rua Afonso Cavalcanti, a Avenida Salvador de Sá, Rua Estácio de Sá e Rua Frei Caneca, quando o fluxo direcionado ao Centro será desviado para a Rua Itapiru (veículos procedentes da Avenida Francisco Bicalho e da Praça da Bandeira).

Será fechado ainda o acesso a Avenida Paulo de Frontin (sob o viaduto), sendo o trânsito desviado para a Rua Santa Alexandrina. Às 14h será interditada O Elevado 31 de Março. Às 17h será fechada a Rua de Santana e as áreas de estacionamento da Rua Frei Caneca na área do setor ímpar.

Rotas alternativas

1 – Os veículos procedentes da Av. Francisco Bicalho com destino ao Centro da cidade deverão seguir pela Av. Paulo de Frontin, Rua Estrela, Rua Itapiru e, sob a saída do Túnel Santa Bárbara, acessar o Túnel Martins de Sá.

2 – Os veículos procedentes da Praça da Bandeira, com destino ao Centro, deverão acessar a Rua do Matoso, Rua Haddock Lobo, Av. Paulo de Frontin, Rua Estrela, Rua Itapiru e, sob a saída do Túnel Santa Bárbara, seguir pelo Túnel Martins de Sá até a Rua do Riachuelo.

3 – Os veículos procedentes da Av. Brasil, com destino ao Centro, deverão utilizar a Via Binário, Rua da Gamboa, Rua Pedro Ernesto, Rua Sacadura Cabral e Rua Camerino e Avenida Passos.

4 - Os veículos procedentes da Praça da Bandeira em direção ao Centro ou Botafogo pelo Túnel Santa Bárbara deverão seguir a Rua do Matoso, Rua Haddock Lobo, Av. Paulo de Frontin, Rua Estrela, Rua Itapiru, Rua Dr. Agra e Túnel Martins de Sá, para o Centro. Para Botafogo, é seguir o mesmo trajeto até a Rua Dr. Agra e pegar o retorno para acessar o Túnel Santa Bárbara.

5- Optar sempre pelo uso do transporte público coletivo, seja Metrô, Trens, Barcas ou Ônibus no acesso ao Centro e ao Sambódromo, principalmente neste ano com o aumento da área interditada para obras.

Quem estacionar na região será rebocado. A Secretaria de Ordem Pública (Seop) atuará com reboques baseados em pontos estratégicos e circulando na área de abrangência do evento com a finalidade de reprimir o estacionamento irregular e garantir a fluidez do tráfego. Os veículos estacionados irregularmente serão removidos para os depósitos públicos municipais.

Vinte reboques (leves e pesados) da CET-Rio também serão posicionados para desobstrução das vias em caso de quebra de algum ônibus ou outro veículo.


Você pode gostar