Rio - Luiz Fernando Pezão assumiu o governo na manhã desta sexta-feira literalmente parando tudo. Após tomar posse na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, o governador seguiu, junto com autoridades em comboio até o Palácio Guanabara, na Rua Pinheiro Machado, em Laranjeiras. No entanto, a movimentação de carros oficiais na principal via do bairro da Zona Sul está parando o trânsito de toda a cidade.

O túnel Santa Bárbara e o Elevado 31 de Março estão parados, no sentido Laranjeiras, em função da solenidade que ocorre no Palácio Guanabara, onde Sérgio Cabral passa o bastão para Pezão.
As dificuldades são maiores para quem sai da Zona Norte e de Niterói, na Região Metropolitana, em direção ao Centro do Rio. A Ponte Rio-Niterói tem retenção desde a Reta do Cais até as saídas para o Gasômetro e Rodoviária e, segundo a CCR, o tempo de travessia é de 30 minutos.

Quem segue pela Avenida Brasil, em direção ao Centro, encontra retenção a partir de Olaria. Na Radial Oeste, motorista perde tempo a partir da Uerj. O panorama é o mesmo na Rua São Francisco Xavier, com reflexos na Rua Teodoro da Silva, em Vila Isabel. Na Tijuca, retenções na Rua Haddock Lobo, em direção ao Largo do Estácio, que está parado, devido ao congestionamento na região do Sambódromo.
A dica para quem está na Avenida Brasil é, após o Viaduto do Gasômetro, seguir pela Via Binário para chegar ao Centro do Rio e evitar a Avenida Francisco Bicalho, que tem lentidão em toda a sua extensão. O túnel Rebouças também não é opção. Nele, motorista perde tempo para a Zona Sul. Saindo da Via Binário, a melhor opção é seguir pelo Aterro do Flamengo para chegar à Zona Sul.