Por adriano.araujo
Os termômetros da praia do Leblon registraram temperatura de 21°CAlessandro Costa / Agência O Dia

Rio - A mudança do tempo fez com que os cariocas tirassem os seus casacos e guarda-chuvas do armário para enfrentar a frente fria que chegou à cidade. De acordo com o Climatempo, apesar de os termômetros de rua marcarem 21°C na orla, a menor temperatura registrada até o início da noite deste sábado foi de 23,2°C, dois décimos a menos que os 23,4°C, marcados em 15 de abril — transformando a tarde na mais fria do ano até agora.

O céu cinzento com nuvens carregadas, a chuva e a queda de temperatura são decorrentes de uma massa de ar de origem polar que atravessa o estado. Ainda de acordo com o Climatempo, os termômetros não devem ultrapassar os 24°C neste domingo, com o céu ainda nublado. Mas a previsão é que os termômetros voltem a subir em breve.

“Nos próximos dias, com o deslocamento da massa de ar frio, o clima volta a esquentar”, explica Almerino Marinho, meteorologista do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

Além do frio, o mau tempo também provocou o fechamento da pista para pouso e decolagem do Aeroporto Santos Dumont. Dos 41 voos programados, três atrasaram e dois foram cancelados. No Tom Jobim, sete voos foram cancelados, sendo cinco domésticos e dois internacionais, segundo a Infraero.

>>>GALERIA: Sábado chuvoso muda a rotina

A frente fria também atinge o centro-sul e o nordeste do Mato Grosso, o extremo sul de Goiás e o norte de São Paulo, prosseguindo pelo Oceano Atlântico.

Mau tempo provoca acidentes

As chuvas que atingiram o estado na manhã de ontem geraram transtornos em todas as regiões da cidade. Na Estrada Grajaú-Jacarepaguá, sete acidentes foram registrados envolvendo carros de passeio. Na Estrada do Tingui, em Campo Grande, um carro e um caminhão colidiram. Renato Oliveira, de 23 anos, ficou ferido e levado para o Hospital Estadual Pedro II.

Na Avenida Brasil, uma carreta tombou, à tarde, na pista sentido Rio, na altura de Manguinhos, interditando parte da via por uma hora.

Você pode gostar