Por paulo.gomes

Rio - Mesmo com o feriado municipal valendo a partir do meio-dia desta quarta-feira, a Prefeitura do Rio prevê um nó no trânsito por causa do segundo jogo no Maracanã, entre Espanha e Chile, a partir das 16h, pela Copa do Mundo. Às 10h, ruas do entorno do estádio começam a ser bloqueadas e, a partir das 12h, não será permitida a circulação de veículos em 12 vias da região.

Para evitar a superlotação da Linha 2 do metrô, a prefeitura orienta os torcedores a usarem também a Linha 1 e descerem na Estação São Francisco Xavier, seguindo pela Rua São Francisco Xavier para chegar ao Maracanã. “Temos um desafio pela frente, pois o jogo começa mais cedo e temos uma manhã útil na cidade”, avaliou o presidente da Rio Eventos, Leonardo Maciel.

O esquema de interdição de ruas para a partida será o mesmo usado no jogo de domingo, entre Argentina e Bósnia. Além das 19 vias onde o estacionamento foi proibido, a prefeitura inclui para hoje a Rua Oito de Dezembro, em Vila Isabel. Os viadutos Oduvaldo Cozzi e São Cristóvão serão interditados para servir de passarela.

Para controlar o trânsito e fiscalizar a circulação de veículos fretados, que será proibida a partir das 9h desta quarta, no perímetro interditado, 1.650 agentes da CET-Rio e da Guarda Municipal ficarão a postos. Na partida entre Argentina e Bósnia, oito ônibus foram interceptados pela prefeitura por trafegar irregularmente na área bloqueada.

Além disso, a Guarda Municipal multou ainda 182 veículos e rebocou outros 132. Ainda no domingo, 11 flanelinhas e 10 cambistas foram detidos. “A nossa intenção não era a remoção de veículos e sim a conscientização dos motoristas. Espero que esse número diminua para a partida entre Espanha e Chile”, afirmou o diretor de operações da Guarda Municipal, o capitão Rodrigo Fernandes.

Por causa da operação no trânsito, 53 linhas de ônibus sofrerão alterações em seus itinerários. Para evitar longos engarrafamentos na cidade, a prefeitura continua pedindo à população que dê preferência ao transporte de trem e metrô.

Você pode gostar