Por bianca.lobianco

Rio - Hoje, às 7:51 da manhã, o inverno no Brasil tem início oficial. As chuvas e a temperatura dos últimos dias podem ter dado a falsa impressão do que está por vir, já que o inverno não será dos mais frios e chuvosos. Mais uma vez, a culpa é do fenômeno El Niño: as massas de ar polar chegam enfraquecidas ao Rio, vindas do sul do país.

"Estão previstos eventos de veranico, ou seja, teremos períodos prolongados de tempo seco e altas temperaturas", disse o meteorologista Marcelo Pinheiro, do Climatempo.

Na cidade do Rio, segundo ele, a média dos próximos meses ficará abaixo dos 30 invernos passados. “Isso significa um inverno de poucas chuvas para os cariocas”, acrescentou. Também faz mais calor do que em outros invernos.

“As mínimas e máximas devem ficar até dois graus acima da média desses 30 anos. Em julho, quando as médias são 19º de mínima e 27,6º de máxima, é possível que finalizemos o mês com 21º e 29,6º”, comentou Marcelo Pinheiro.

Visconde de Mauá, Itatiaia e Friburgo devem registrar as temperaturas mínimas nesse inverno. Com exceção do Norte Fluminense, onde chove fraco, não estão previstas chuvas no estado hoje e amanhã.

Você pode gostar