Rio - A Praça Nossa Senhora da Paz foi parcialmente reaberta pela Linha 4 do Metrô (Barra da Tijuca – Ipanema), neste domingo, após ficar um ano e nove meses fechada. No local, o consórcio constrói uma estação que ganhará o mesmo nome da praça. Quase metade (46%) da praça foi reaberto hoje.
Segundo o consórcio, o espaço foi reurbanizado e teve seus equipamentos públicos e monumentos restaurados. Além do parquinho infantil e da Academia da Terceira Idade, a população poderá utilizar, agora, a área próxima às ruas Joana Angélica e Barão da Torre. Ali estão o coreto, os monumentos 'Crianças brincando de roda', da artista plástica Lúcia Guerreiro, e 'A menina dos balões encantados', da artista plástica Sandra Guinle, o laguinho e a figueira mais antiga da praça.

A Estação
As obras na Nossa Senhora da Paz continuam no subsolo e em parte da praça. A estação de metrô terá dois acessos na área externa da área de lazer: um pela Rua Joana Angélica e outro pela Rua Maria Quitéria. A expectativa é que ela atenda, a partir de 2016, a necessidade de transporte público de 47 mil pessoas por dia. A viagem entre a Estação Jardim Oceânico, na Barra da Tijuca, e a Nossa Senhora da Paz vai durar pouco mais de 13 minutos, de acordo com o consórcio. E da Nossa Senhora da Paz à Carioca, no Centro, 18 minutos.
Mais de 300 mil pessoas vão usar a Linha 4 do Metrô
A expectativa do consórcio é que a Linha 4 do Metrô transporte, a partir de 2016, mais de 300 mil pessoas por dia e retire das ruas cerca de dois mil veículos por hora/pico. Com a nova linha, o passageiro poderá utilizar todo o sistema metroviário da cidade com uma única tarifa.
Serão seis estações (Jardim Oceânico, São Conrado, Gávea, Antero de Quental, Jardim de Alah e Nossa Senhora da Paz) e aproximadamente 16 quilômetros de extensão. A Linha 4 do Metrô entra em operação no primeiro semestre de 2016, após passar por uma fase de testes.