Por tiago.frederico

Rio - A coloração avermelhada da água da Praia de Copacabana chamou a atenção de muitos banhistas que estiveram no bairro da Zona Sul, nesta terça-feira. Técnicos da Gerência de Qualidade da Água do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) estiveram no local, próximo ao Posto 6, para fazer uma vistoria e coletar o material.

Segundo o Inea, uma análise laboratorial revelou que as manchas escuras que surgiram na praia se trata de uma macroalga rodófita, típica dos costões rochosos e caracterizada pela cor avermelhada.

De acordo com o Centro de Hidrografia da Marinha, ondas de 2,5 a 3,0m atingiram o litoral da cidade até as 15h de domingo. Esta espécie de alga, que provavelmente se desprendeu do costão devido ao mar agitado do final de semana, não representa nenhum risco à saúde dos banhistas.

Algas vermelhas apareceram na Praia de Copacabana%2C na Zona Sul do Rio%2C próximo ao Posto 6%2C na manhã desta terça-feiraJoão Pedro Monteiro / Agência O DIA

PREVISÃO DO TEMPO

A atuação de um sistema de alta pressão deixa o tempo estável no Rio de Janeiro nesta terça-feira. De acordo com o AltertaRio, o dia será de céu com poucas nuvens, sem ocorrência de chuva. Há previsão de rajadas de vento moderado a forte para os períodos da tarde e noite. As temperaturas seguem estáveis, sendo a máxima prevista de 30°C.


Você pode gostar