Por tiago.frederico
App 'Olhos da cidade' já está disponível para dowloadReprodução Aplicativo

Rio - A partir de agora, cariocas possuem uma nova forma de se comunicar com a Prefeitura do Rio. O aplicativo "Olhos da Cidade", lançado nesta semana pelo Centro de Operações Rio (COR), recebe diversas informações dos usuários sobre a cidade, como chuva, vento forte, névoa, falta de energia, sinal de trânsito com mau funcionamento, deslizamento de encosta, fogo, fumaça e até pontos de alagamento.

Com as informações, o COR pode mobilizar ativos e recursos da prefeitura para realizar ações preventivas ou de atendimento às ocorrências emergenciais.

“Sempre existe alguma coisa acontecendo em algum lugar. E o trabalho do COR começa quando sabemos desses fatos. A colaboração direta das pessoas espalhadas pela cidade é fundamental para que possamos atuar, reduzindo possíveis impactos ou, até mesmo, o tempo de resposta a questões que podem prejudicar a rotina do cidadão,” ressaltou Pedro Junqueira, chefe executivo do Centro de Operações Rio.

Por possuir perfil de administrador no aplicativo, o COR receberá as mensagens da população em um tela exclusiva. Pela mesma plataforma, a equipe do Centro de Operações também vai gerar informações de ocorrências e eventos.

Uma funcionalidade ainda permitirá enviar mensagens e orientações diretas e exclusivas para usuários que estejam em uma área específica da cidade. Até o fim do ano, os ícones de reportes dos usuários vão aparecer georreferenciados no sistema de integração de dados do Centro de Operações que ficará disponível na Sala de Controle.

Algumas câmeras espalhadas pelas ruas cariocas já podem ser vistas ao vivo no “Olhos da Cidade”. Pelo aplicativo, o usuário tem acesso a imagens de pontos da zona norte, da zona sul, do centro e da zona oeste.

Em breve, boa parte das imagens que chegam ao COR também farão parte do acervo do app que foi testado durante a Copa do Mundo 2014. Uma câmera instalada em um balão na praia de Copacabana enviou ao Centro de Operações Rio imagens ao vivo do entorno da arena FIFA FAN FEST, durante as transmissões dos jogos do mundial.

"Buscamos atender a demanda da prefeitura em questões relacionadas ao monitoramento e otimização do funcionamento da cidade no dia-a-dia, em especial também, em grandes eventos,” comenta Josué Alencar, um dos idealizadores do Olhos da Cidade.

O Rio será a primeira cidade do país a testar a nova tecnologia colaborativa, desenvolvida em parceria com a empresa Liga. O app já está disponível para download nos sistemas operacionais Android e IOS.

Você pode gostar