Rio - Um aumento de 152% na demanda de passageiros no trajeto Cocotá-Praça XV, em relação à média do mesmo período das quartas-feiras de outubro do ano passado, foi registrado pela CCR Barcas, na manhã desta quarta-feira. Tal aumento está diretamente relacionado com o caótico trânsito registrado na Ilha do Governador, na manhã desta quarta-feira.
A operação realizada pela Polícia Militar no Complexo do Dendê complicou o trânsito no bairro da Zona Norte do Rio. Policiais colocaram colocaram barreiras nos acessos à Avenida Brasil e à Linha Vermelha pelo Viaduto Brigadeiro Trompowski, a única saída terrestre da Ilha. O resultado foi um grande congestionamento que se estendeu por diversas vias, com reflexos até a altura da Portuguesa.
De acordo com o Centro de Operações da Prefeitura do Rio, motoristas encontraram engarrafamento por toda a extensão da Estrada do Galeão e outras vias internas do bairro, como a Estrada da Cacuia e a Estrada do Dendê. O mesmo cenário também foi observado na Avenida Maestro Paulo e Silva e na Estada Brás Crispin.
A Avenida 20 de Janeiro, que faz a ligação entre o Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro, o Galeão, à Estrada do Galeão, também apresentou lentidão em toda a sua extensão.
Uma das opções terrestres que o morador da Ilha teve para fugir das retenções na Estrada do Galeão foi utilizar a Estrada das Canárias, no entanto, esta também apresentou pontos de lentidão em diversos trechos.
Leia mais: Polícia Militar ficará por tempo indeterminado no Morro do Dendê
Reclamação nas redes
Seguidor de O Dia 24 Horas (@odia24horas) no Twitter, Ricardo Umbelino (@RicardoRlvulaw) relatou o drama sofrido pelos moradores do bairro para conseguir se deslocar nesta manhã.
"Os policiais simplesmente fecharam duas faixas de rolagem. Estão olhando o trânsito e conversando. Um caos total na Ilha e, mais uma vez, o trabalhador prejudicado, podendo até mesmo perder o emprego", desabafou Ricardo na rede social.
Também no Twitter, Ricardo Levino (@RICARDO_LEVINO) contou a dificuldade que foi para sair do Galeão, nesta manhã. "Parado no mesmo lugar. Tudo parado na Avenida 20 de Janeiro, na saída do aeroporto", disse ele.